quinta-feira, 10 de junho de 2010

Muitas vozes reais


Sabemos que o governo vai recorrer a todo o tipo de argumentos baixos para justificar a sua oposição à redução do número máximo de alunos/as por turma e por professor, e pela presença de uma assistente operacional em cada sala de jardim de infância. Até por isso não nos cansamos de divulgar os testemunhos de quem assina esta petição, que não falam de realidades virtuais ou estatísticas mas sim da experiência evidente do dia a dia:

Como aluna, durante o ensino básico e secundário, senti muitas vezes a dificuldade de estar numa sala com cerca de trinta alunos e apenas um professor. O esforço necessário por parte de alunos e professores é imenso e, nos casos em que não existe cooperação, (o que acontece muitas vezes por parte das turmas nessas idades), o que se retira das próprias aulas é, de facto, muito pouco.

Diana Pereira

Tenho um filho com 11 anos no 6º ano e desde que entrou no sistema público que nunca são menos de 24/26 alunos na turma e este ano lectivo até são 28 alunos: 14 raparigas e 14 rapazes com idades entre os 11/12 anos! Conclusão: não serve para nada as aulas de 90 minutos, até pelo contrário !!! Álém de que todo o pessoal auxiliar não aumenta - DIMINUI! É obrigatório investir no futuro deste País e isso é investir na educação, cultura e nas novas gerações!

Célia Correia

O elevado número de alunos torna inviável a diferenciação pedagógica na sala de aula, cada vez mais necessária no actual contexto escolar

Maria Eugénia Pais

Um ensino de qualidade pressupõe que se tenha tempo útil de aula para apoiar todos os alunos.

Paula Brum da Silveira

Concordo plenamente com a redução do número de alunos por turma. Pois ando no EFA nível Secundário e a turma é muito grande, assim com turmas enormes é impossível um professor trabalhar. Se fossem turmas reduzidas o ensino seria mais proveitoso e mais eficaz.

Susana Oliveira

A "grande paixão" passa também por questões simples. É impossível obter o mesmo rendimento dos alunos em turmas grandes. Basta olhar para o exemplo nórdico, que só é apontado quando interessa para verem. E por favor NÃO venham com a estatística que temos entre 12 a 15 alunos por turma pois ninguém ACREDITA

António Rua

Desde que sou professora, já lá vão uns trinta anitos, que falo no assunto.

Maria Arlete Sítima

Também os alunos, talvez dos mais interessados neste assunto, deveriam ter acesso a esta petição e tomar uma posição pública, através das suas organizações e associações.

Francisco Caldas

Que o Ministério deixe de fazer contas de merceeiro e reduza o nº de alunos por turma, nomeadamente nas aulas de línguas vivas!

João de Azevedo

Atenção que o número elevado de crianças por turma também existe no pré-escolar, onde as crianças são mais pequenas e necessitam de mais atenção individualizada. É no início da entrada para a escola que se deve fazer uma grande aposta. É aqui que se marca a diferença!!!

Paula Cristina de Macedo

A qualidade tem que se sobrepor à quantidade. Sem qualidade não há ensino eficaz. O economicismo asfixia o ensino. Como em muitas vezes na vida, o barato sai caro...

António de Castro

O n.º de alunos por turma deve ser reduzido, para que exista um maior sucesso escolar. Imaginem um professor de 1.º ciclo com 25 alunos de 1.º ano. Se todos passassem por esta experiência percebiam e davam mais valor ao nosso papel.

Lina Queiroz

Como é possível desbaratar-se tanto dinheiro no Magalhães e querer agora fechar escolas e reduzir o número de professores aumentando o número de alunos? Até onde vai a nossa paciência?

Fernando Freitas

Procurem dar o máximo de destaque a esta petição porque muita gente a assinará

Gonçalo Marques

Sem comentários: