quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ensino Especial


A Ministra insiste que só há 55 mil alunos com necessidades educativas especiais sinalizados. Mas, Miranda Correia, coordenador da área de educação especial da Universidade do Minho, e um dos mais reconhecidos especialistas na matéria, na edição impressa do Diário de Notícias de hoje, afirma que:

1)Estudos credíveis internacionais dizem que oito a doze por cento da população estudantil serão alunos com necessidades educativas especiais e há 1,5 milhões de estudantes em Portugal. Logo, há 120 mil alunos com necessidades educativas especiais em Portugal

2) Dos 120 mil alunos 50 ou 60 mil não terão qualquer apoio educativo que permita responder às suas necessidades académicas e socio-económicas.

Obviamente tudo depende da grelha que é usada. A Ministra decidiu usar uma, a Classificação Internacional de Funcionalidade, que mais ninguém lá fora usa para o sector da educação. E recusa a grelha usada por todos os outros e que abrange mais alunos. Fica mais cara. Mas daria outra dignidade à vida de muitos alunos e famílias.

Leia também o depoimento de uma professora do Ensino Especial

Sem comentários: