quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Agrupamento de Escolas de Ovar mantém posição anti-simplex



Para reforçar a dinâmica de contestação que vem sendo gerida neste Agrupamento, nova reunião plenária teve lugar no dia 28 Janeiro, para reafirmar que “a insistência no actual modelo de avaliação, compromete a construção, desde já e a longo prazo, de um modelo de avaliação justo, sério e credível, que tenha reais incidências na promoção do sucesso educativo e na realização profissional e pessoal dos professores”. Por isso concluiu ainda a reunião muito participada, declarar em novo abaixo-assinado “não definir nem proceder à entrega de quaisquer objectivos de carácter individual” só o admitindo fazer perante “algum mecanismo legal que venha a impor, sob ameaça de procedimento disciplinar ou outros…”
José Lopes (Ovar)

Exmo. Senhor
Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Ovar
Com conhecimento:
à Exma. Senhora Ministra da Educação
à Exma. Senhora Directora Regional de Educação do Centro

Os abaixo-assinados, professores e educadores do Agrupamento de Escolas de Ovar, reunidos no dia 28 de Janeiro de 2009, vêm declarar o seguinte:
Considerando que:
1 – é necessário e importante implementar um processo de avaliação que promova, eficiente e eficazmente, a qualidade do ensino público e da condição docente;
2 – as medidas insertas nos normativos recentemente publicados são medidas avulsas, sempre transitórias, que não alteram substantivamente o modelo de avaliação de desempenho já anteriormente por nós contestado;
3 – a insistência no actual modelo de avaliação, compromete a construção, desde já e a longo prazo, de um modelo de avaliação justo, sério e credível, que tenha reais incidências na promoção do sucesso educativo e na realização profissional e pessoal dos professores;

Declaramos:
1 – cumprir com zelo e lealdade as funções e responsabilidades que nos são cometidas por lei;
2 – cumprir na íntegra e com espírito de missão os objectivos do Projecto Educativo e do Plano Anual de Actividades da nossa escola;
3 – proceder com respeito e lealdade institucional e pessoal para com os superiores hierárquicos;
4 – contribuir para um eficaz e eficiente funcionamento desta comunidade educativa assegurando a continuidade de um clima educativo tranquilo, estável e modelar para os nossos alunos;
5 – não definir nem proceder à entrega de quaisquer objectivos de carácter individual;
6 – que a surgir algum mecanismo legal que venha a impor, sob ameaça de procedimento disciplinar ou outros, a entrega referida no ponto anterior, desde já assumimos solidariamente a decisão de conformar os objectivos individuais com os objectivos constantes do Projecto Educativo da escola.

Ovar, Escola Sede – EB 2,3 António Dias Simões, aos 28 de Janeiro de 2009.

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