terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Declaração de entrega de objectivos colectivos

Não é meu objectivo trabalhar numa “escola empresa”, numa escola que se auto contente no espelho deformado das estatísticas de um sucesso ficcionado. Não é meu objectivo trabalhar numa escola que olhe para si através do modelo empresarial. E, por contingências de concurso, dou comigo este ano numa escola que se autoavalia através de um modelo empresarial, que utiliza um item de avaliação interna que é o de “satisfação do cliente”, sendo por clientes entendidos os encarregados de educação e os alunos. Pode-se dizer que são só palavras. Mas as palavras ainda teimam em ser símbolos. E em traduzir objectivos que não são os meus. Não é meu objectivo trabalhar numa escola em que o grande objectivo de quem nela trabalha seja escalar ao topo de uma carreira hierárquica. Porque se o meu trabalho não se faz para satisfazer clientes também não se faz a pensar em carreiras ou para ter efeitos para avaliador ver. Não é meu objectivo sequer ter uma carreira. Faz-me bem mais sentido o velho slogan “trabalho igual, salário igual”. A burocracia não entende uma profissão sem carreira. Mas tenho para mim que a verdadeira natureza do meu trabalho como exterior à burocracia. Escrito isto, é meu objectivo é trabalhar numa escola cujo objectivo central seja ensinar a sério.

É meu objectivo trabalhar numa escola que não tenha como objectivo formar mão de obra barata mas sim cidadãos prontos a colocar em prática o seu pensamento crítico.
É meu objectivo melhorar o meu trabalho com o apoio dos meus colegas. É meu objectivo ser professor, com todas as ilusões e desilusões que acarreta esta profissão.

É meu objectivo trabalhar para melhorar a escola pública. E lutar se for preciso.

É meu objectivo esse maravilhoso e laborioso trabalho de Sísifo que é ensinar.

Senhora Ministra, estes são os meus objectivos e não são individuais. São colectivos. E estão entregues por aqui já que não os encontra na minha escola.

Carlos Carujo, São Brás de Alportel

Sem comentários: