quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Unanimidade na Clara de Resende

Ontem os professores do Agrupamento Vertical Clara de Resende, em Reunião Geral, deliberaram por unanimidade manter a suspensão do processo de avaliação tal como agora lhes é apresentado pela tutela.
A moção agora aprovada irá baixar aos departamentos e será levada à Assembleia de Escola.
Carlos M. Rocha

Moção
Os professores do Agrupamento Vertical Clara de Resende, Porto, em conformidade com posições anteriormente assumidas – quer de rejeição do modelo de Avaliação do Desempenho Docente definido no Decreto-Regulamentar 2/2008, quer de suspensão de quaisquer procedimentos relacionados com a sua concretização – em reunião de 13 de Janeiro de 2009, reiteraram a sua decisão em não participar num processo que continuam a considerar inexequível, discriminatório e improdutivo.

Ampla e publicamente contestado por uma inegável maioria de professores, o referido modelo foi o objecto de sucessivas remodelações regulamentadas pelo Governo, em diversa e recente legislação, que mais não visam que provar a sua aparente aplicabilidade. Quando é o oposto que fica demonstrado.

Tais modificações, em nada alterando a substância do modelo, antes tornam mais clara a sua ineficácia enquanto promotor da melhoria dos desempenhos profissionais, minimizando a importância da componente científica e pedagógica na aferição do mérito docente e escamoteando o cariz formativo inerente a qualquer modelo de avaliação de professores.

Assim, os signatários reafirmam a sua vontade e direito de serem avaliados por um modelo justo, exequível e consensual.
Consequentemente, deliberaram manter a suspensão do processo de avaliação tal como agora lhes é apresentado pela tutela.
Exigem ainda a revisão do Estatuto da Carreira Docente que garanta, entre outros objectivos, a eliminação de divisão da carreira, a substituição do modelo de avaliação, incluindo, a abolição das quotas e a revogação da prova de ingresso.

Sem comentários: