sábado, 11 de outubro de 2008

Manifestação a 15 de Novembro


Vários blogues têm estado a convocar uma manifestação de professores para o próximo dia 15 de Novembro. Uma decisão corajosa que não precisou do aval dos sindicatos e que está a ganhar cada vez mais força. Tanta força que a própria Fenprof já veio avisar que avançará com um grande protesto nacional em Novembro, caso a Ministra da Educação não satisfaça as suas reivindicações. Seria de todo desejável que a Fenprof e os restantes sindicatos acompanhassem o movimento espontâneo de professores, avançando mesmo para esta manifestação e marcando-a para o dia 15 de Novembro. É que só interessa somar forças e não dividir. Se os sindicatos avançarem, haverá possiblidades de a manifestação ser muito maior. Sabemos que um dos problemas que os sindicatos enfrentam é financeiro, depois da descapitalização causada pela grande manifestação de 8 de Março. Assim, ter-se-á provavelmente que organizar uma espécie de fundo de manifestação (ideia roubada ao Jaime Pinho) para ajudar a pagar autocarros (contribuição mínima de 5 euros por professor?...) e assim nos aproximarmos o mais possível dos 100 mil de Março.

Miguel Reis

Eis os termos em que a Fenprof coloca a questão da manifestação no seu site:

· Neste primeiro período vai ser necessário uma grande acção de rua durante o mês de Novembro, envolvendo os professores de todo o País. As grandes acções devem somar, acrescentar, unir e por isso, levaremos estas propostas de acção aos outros sindicatos de professores da Plataforma Sindical. Essa reunião da Plataforma realizar-se-á às 14H30 de 2.ª feira, 13 de Outubro, em Lisboa.
· Porém, há uma reunião com a ministra da Educação. Damos-lhe esta uma oportunidade para responder às questões já referidas e para que crie a possibilidade para que este clima se altere.

Sem comentários: