sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Acções de luta anunciadas pela Fenprof


Entregar Pré-Aviso de Greve à observação de aulas, para um período compreendido entre 26 de Fevereiro e 27 de Março;

Realizar um Grande Cordão Humano no dia 7 de Março que una os grandes responsáveis pelo conflito que se instalou na Educação: Ministério da Educação, Assembleia da República e Primeiro-Ministro;

Garantir uma grande participação dos Professores na Manifestação Nacional do próximo dia 13 de Março, promovida pela CGTP-IN contra as políticas do actual governo e que estão na origem de tudo quanto se tem abatido sobre a Educação, a Escola Pública e os seus trabalhadores, designadamente os docentes;

Promover, entre 20 e 24 de Abril, uma Semana de Consulta aos Professores sobre as acções e lutas a desenvolver ao longo e no final do 3.º terceiro período lectivo.

Vê mais no site da Fenprof


Comentário:
Algumas das medidas anunciadas são positivas. Voltar a mostrar a união dos professores nas ruas, depois da divisão que trouxe a entrega dos objectivos individuais, parece-nos fundamental. Nesse sentido, congratulamo-nos com a realização de um cordão humano no dia 7 de Março.
Contudo, precisamos de uma acção mais ambiciosa: é importante que nos próximos meses se realize uma grande acção de massas, nomeadamente a tal grande Marcha pela Educação, que junte todos os professores e vários sectores da sociedade. Seria bom que na semana de consulta aos professores se desse gás a esta ideia.

1 comentário:

luisladeira disse...

Não, não é positivo nem mais cordões nem mais manifestações. Pela mera razão de que tais exteriorizações se destinam a sensibilizar. Mas já foi feito, já não há mais ninguém para sensibilizar. E por que razão só auscultar a classe em Abril? Estamos a brincar não?Ausculta não ausculta e o ano foi-se. O ME rasga o mínimo compromisso que tenha sussurrado e põe-nos de tanga. Isto está a ficar feio.
luisladeira