sábado, 26 de junho de 2010

A Educação na Finlândia

A Educação na Finlândia – Segredos de um sucesso” é um pequeno e belo livro de Paul Robert, editado em português pela Afrontamento. De leitura fácil e rápida, condensa muita informação concreta sobre o ensino neste país. O governo Sócrates, cinicamente, chegou a considerar este ensino um exemplo a seguir, mas faz quase tudo ao contrário.
Recomendamos uma leitura integral da obra, mas não resistimos a deixar aqui uma série de interessantes passagens:

- “A pequena dimensão das escolas (300 a 400 alunos em cada escola de 6º/9º anos; 400 a 500 nas escolas de 10º/12º anos) cria uma atmosfera de proximidade e permite à direcção conhecer pessoalmente todos os alunos”

- “[Há] três monitoras especializadas mais uma auxiliar por cada grupo de 12 crianças nas salas de um aos três anos; dois educadores de infância, uma monitora e uma auxiliar por cada grupo de 21 crianças entre os três e os seis anos”

- “Durante os primeiros anos de escolaridade (dos sete aos 13 anos), o número de alunos não deve ultrapassar os 25 por turma. Mas a norma parece andar mais à volta dos 20 alunos por turma, ainda que possa haver excepções. Na escola 6º/9º anos de Juhanala, nenhuma das turmas que visitei tinha mais de 20 alunos”

- “O número de aulas semanais (disciplinas obrigatórias mais disciplinas opcionais) não poderá ser superior a 30 em qualquer nível do ensino obrigatório.”

- “Em 1985 os grupos (turmas) de nível são suprimidos, passando-se a privilegiar a heterogeneidade global”

- “Alguns Jardins-de-infância estão abertos 24 horas por dia para permitir que os pais que trabalham à noite tenham quem olhe pelos filhos”

- “As escolas das zonas rurais podem funcionar com muito poucos alunos. A de Koli, por exemplo, tem 25 alunos distribuídos por duas turmas: a primeira para os alunos do pré-escolar e dos níveis um e dois. A segunda para os alunos dos níveis três a seis. Dois professores, uma assistente e um cozinheiro fazem funcionar esta pequena escola, que constitui uma comunidade muito unida no seio de um território vasto com apenas 200 habitantes.”

Sem comentários: