segunda-feira, 16 de março de 2009

Crianças ciganas com aulas em contentor separadas das outras


(Imagem daqui)

Notícia da TSF :

“É alegadamente um caso de discriminação racial. Numa escola do concelho de Barcelos, as crianças ciganas têm aulas num contentor, separadas das outras.

A Junta de Freguesia de Barqueiros, no concelho de Barcelos, vai formalizar, esta segunda-feira, o pedido de uma reunião urgente com a Directora Regional de Educação do Norte.

Na escola básica de Lagoa Negra, em Barqueiros, foi decidido colocar 17 alunos ciganos num contentor no recreio do estabelecimento de ensino, separando-os assim dos outros estudantes.
Os alunos, com idades entre os 9 e os 19 anos, frequentam desde o ensino básico até ao secundário. A Junta de Freguesia não aceita esta situação.

O secretário, António Cardoso, afirma estarmos perante uma atitude discriminatória e quer conhecer por isso as razões da Direcção Regional de Educação do Norte já que o agrupamento escolar não conseguiu justificar esta opção.

A directora da escola em causa recusa explicar esta situação. A TSF procura agora um contacto com a directora regional de educação do Norte.”

1 comentário:

FQ"inquieta" disse...

Intolerável!
Estamos aqui, estamos com a lei de Salazar..."os educáveis, os mais ou menos e os ineducáveis...".
Bom, sabemos que já anda por aí gente dizendo que no outrora, pré-25 é que os alunos sabiam muito e que as escolas é que eram boas... Até chegarmos ao Grande Mal, vai um saltinho de pardal!
Cá está um belo exemplar da política de "inclusão" (uso cínico, abusivo, manipulador do vocábulo) da Srª Ministra e seu Guru, em PM.
Inclusão à paulada, do vai ou racha... para os "ineducáveis".
Para os outros, os "adaptáveis", a retórica da "boa" educação, da inclusão através do consumo, da competição, da meritocracia, do ranking e do cheque...
Barqueiros, o primeiro gueto? Outros seguirão...
Cá está a exclusão programada.
FQ (MEP)