sábado, 21 de março de 2009

Estamos de luto!


O sentimento generalizado junto de muitos professores é o de estarmos a viver momentos muito tristes. Constantemente perturbados no desempenho da sua actividade, vivemos a insegurança perante um ME de uma insensibilidade que impressiona.

Nunca como agora os professores foram tão desrespeitados e enxovalhados. Olhar à nossa volta e ver as políticas economicistas, a falsidade das estatísticas, o vivermos uma grande mentira. Sabemos que tudo vai mal mas para a tutela basta fazer de conta que está tudo bem.

É enorme a desmotivação, o desalento e a frustração dos professores perante a prepotência, a arrogância, o autoritarismo, a incompetência dos responsáveis pela política educativa do País. Essas cabeças pensantes que têm concebido teorias pedagógicas e impõem leis em catadupa, numa total ausência de sentido democrático e que visam tão-somente a destruição da escola pública e a escola democrática tal como a conhecemos.

O estado da Educação em Portugal é absolutamente preocupante pelo que podemos afirmar que a ESCOLA ESTÁ DE LUTO.

Relembrando a causa que defendemos em 1999, onde milhares de panos brancos enfeitaram as fachadas de prédios e casas por todo Portugal, numa acção simbólica de luta pela paz e pela libertação do povo de Timor-Leste, também devemos assumir uma acção semelhante pela escola
pública.

Coloquemos, desta vez, panos pretos a esvoaçar nas varandas e janelas das nossas casa, simbolizando o luto que vivemos na Educação. E sendo a Educação um dos pilares de qualquer País, então "quase" todos os cidadãos deste Portugal estão de luto. Todos devemos espalhar
esta iniciativa, inspirada numa necessidade repentina e urgente de fazer algo tão simples mas que mostre claramente aos nossos governantes que não queremos fazer de conta que está tudo bem.

Assim, apelamos a todos os receptores desta mensagem que adiram e divulguem, entre todos os amigos e conhecidos, professores ou não, a esta iniciativa, tomando o simples gesto de prender panos pretos ou peças de roupa escuras nas fachadas das nossas casas.

Vamos todos esclarecer aqueles que nos rodeiam, demonstrar que, ao contrário de sermos passivos e submissos, vale a pena sermos cidadãos interventivos. Vamos todos espalhar esta onda!

Helena Goulart e Rosário Cunha
Professoras na EB 2/3 de Olival

Sem comentários: