sábado, 7 de março de 2009

Governo Cria Uma Nova Linguagem - O Magalhanês


Deputado assinala erros de ortografia em portátil Magalhães

O deputado José Paulo Carvalho considerou que são inadmissíveis os erros de ortografia que podem ser lidos pelos utilizadores do computador Magalhães. O parlamentar entende que os erros são da responsabilidade do primeiro-ministro.

O deputado José Paulo Carvalho deu conta dos vários erros de ortografia e frases mal construídas no portátil Magalhães, tendo considerado que estas gralhas são inadmissíveis para um computador que tem como objectivo ajudar crianças a aprender português.

Ouvido pela TSF, o parlamentar independente recordou que neste computador aparece a frase «neste processador podes escrever a texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde», uma frase que José Paulo Carvalho considerou «inadmissível».

Outro dos exemplos de frases erradas assinaladas por este deputado está num jogo para ensinar a subtracção de números, onde se lê «saber mover o rato, ler números e subtrair-los até 10 para o primeiro nível».

«Estes exemplos sucedem-se. Em vez de estar escrito 'jogaste' está constantemente 'jogas-te', 'gostaste, 'gostas-te'. Isto é mau demais para ser verdade. Daí que eu tenha perguntado ao Ministério da Educação, o que pretende fazer para resolver isto», acrescentou.
Para José Paulo Carvalho, a responsabilidade deste «enormíssimo erro e desta leviandade total» é do primeiro-ministro José Sócrates, uma vez que esta matéria tem a ver com o Plano Tecnológico.

«O Plano Tecnológico é uma área que está na directa dependência do senhor primeiro-ministro, logo do Governo. Quem tem de dar explicações é o senhor primeiro-ministro», acrescentou este deputado, que acha que a responsabilidade pelos erros não cabe à ministra da Educação.
in TSF

Sem comentários: