quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Professores contratados e desempregados não desistem

Mensagem dos professores precários e desempregados:

Professores precários e desempregados não desistem!
Não ao maior despedimento da história do ensino!
Respeito pela escola pública!
Deixem-nos ser Professores!

Os professores precários e desempregados estão em luta pelo direito ao seu posto de trabalho e pela defesa da qualidade da escola pública. Um país com altos níveis de insucesso escolar não pode desperdiçar milhares de docentes qualificados que fazem muita falta às escolas.

Em nome de uma crise e de uma dívida que não foi provocada nem por professores, nem por alunos, o governo e a troika querem cortar no essencial. Esta política errada deve ser combatida porque a ignorância sai mais cara do que o investimento em Educação. O governo atira os professores para o desemprego e rouba-lhes até o direito a uma indemnização.

Os professores precários e desempregados exigem:
- a reposição do direito à compensação pela caducidade do contrato, tal como sustenta a Provedoria de Justiça.
- a efectivação (entrada nos quadros) ao fim de três anos de contratos consecutivos, tal como consta na lei geral do trabalho.
- a redução do número de alunos por turma, o reforço dos apoios educativos aos alunos com mais dificuldades, o cumprimento das horas de Direcção de Turma, Coordenações de Cursos Profissionalizantes, Acompanhamento de Estágio e outros, aumentando os recursos humanos das escolas, para promover um ensino de qualidade e sem exclusões.
_____________________________
16 de Setembro - sexta. Acções de luta em todas as capitais de distrito, convocadas pela CGTP e Fenprof.
_____________________________

17 de Setembro - sábado. Encontro de professores contratados e desempregados para decidir novas acções de luta. Auditório da Escola Secundária Camões, 18h30. Aberto a todos/a.
___________________________

No facebook, aqui e aqui

Sem comentários: