segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A incorrigível Ministra


Frases escolhidas e comentadas da entrevista desta segunda-feira de MLR ao Diário Económico:

Sobre a oposição:
Todos os partidos estão a comprar a paz com os professores por um preço que o país não pode pagar”. Ou seja, sai mais barato manter a guerra.

Sobre a avaliação de professores:
É uma ideia bondosa dizer que não se pode fazer uma mudança a não ser com aqueles que são alvo dessa mudança.” Ou seja, as ideas maldosas fazem melhor o seu caminho.

A principal consequência é a diferenciação (...) A avaliação não existe para penalizar os professores que eventualmente tenham más práticas, mas para que os professores excelentes e muito bons possam ser distinguidos”. Ou seja, a avaliação serve para distinguir e diferenciar, para hierarquizar e poupar, e não para corrigir ou melhorar práticas pedagógicas.

Não é verdade que o Governo não tenha ouvido as pessoas. Eu própria conduzi o processo”. Até ter que deixar de aparecer e mandar para a frente os cães de caça, ops... secretários de Estado...

Sobre as críticas internas:
Não se anda na política à procura de gratidão. Quando se está na política, aquilo que se procura é obter resultados”. Fica assim explicada a paranóia pelas estatísticas devidamente manipuladas.

Sem comentários: