domingo, 21 de fevereiro de 2010

Carreira docente: abrir novos horizontes


É pena que os sindicatos não sejam mais criativos na elaboração da ECD
Por exemplo criar uma exigência de haver sempre no Ministério em regime de rotatividade (cada representante só poderia ficar no ministério num período de 5 anos), representantes de educadores e professores com anos de serviço e em exercício nos últimos anos.

Dever-se-ia criar um espaço tipo O MINISTÉRIO OBRIGA-SE... por exemplo a não acabar com reformas educativas em curso por completo sem que 1º seja feita uma avaliação da anterior e em que se aproveite aspectos manifestamente positivos (estou farta de reformas... já apanhei uma porrada delas sem que se soubessem os resultados).

O ministério obriga-se a criar um seguro de saúde para professores, já que é uma carreira de risco em termos de voz, ouvidos e psicológicos.

O ministério obriga-se a respeitar e incentivar experiências pedagógicas bem fundamentadas de professores nos seus locais de trabalho, já que é por demais importante aproveitar ou descobrir novas ideias em consonância com as novas necessidades educativas que o mundo exige actualmente.

O Ministério obriga-se a respeitar as orientações/decisões/determinações de cada direcção em agrupamento, fundamentadas na realidade de cada lugar .

O Ministério obriga-se a ter um equipa com um número de psicólogos consoante as exigências dos agrupamentos para acudir aos problemas cada vez mais complexos que aparecem nas escolas.

O ministério obriga-se a conceder pessoal auxiliar com contractos mais consistentes de forma a garantir uma boa vigilância e continuidade de funções (isto para não haver o que está a acontecer agora... pessoas que acabam contractos e estão há 3 anos e as câmaras vão pôr na rua porque não as querem colocar no quadro... isto é péssimo para um ambiente harmonioso... Se elas são boas FICAM e não regateiam o que é justo).

Depois também deveria haver algo que dissesse TODA E QUALQUER FORMAÇÃO que os professores vão fazendo não pode interferir na dinâmica de trabalho diário com experiências avulso e trabalhos penosos para os professores, paralelos aos que deles já se exige.

Também deveria haver um capítulo que dissesse CABE AOS PROFESSORES A ESCOLHA DA FORMAÇÃO QUE SENTEM SER IMPORTANTE, E ISSO NÃO SE LIMITA A FORMAÇÃO NAS ÁREAS DE PORTUGUÊS, TIC E MATEMÁTICA. DEVERIAM SER OS CENTROS DE FORMAÇÃO A ESCOLHER, FUNDAMENTADOS EM PEDIDOS DE PROFESSORES... Gestão de conflitos, o humor na educação, educação para a voz, técnicas de relaxamento, etc... também são importantes.

Deveria também haver... OS EDUCADORES DE INFÂNCIA PASSAM A TER UNS DIAS SEM CRIANÇAS PARA FAZER A AVALIAÇÃO DAS SUAS CRIANÇAS (é altura de se perceber que é nos jardins de infância que está a base e que deveria ser dado um grande apoio para prevenir... para ver se as crianças entram nas escolas com menos problemas, ou pelo menos bem despistados).

Há que contornar com mais inteligência e ver a carreira de forma alargada. A carreira dos professores não se limita ao que aqui expõem. Há coisas de fundo que poluem um trabalho... até à destruição e isso provoca a destruição de muitas pessoas... isso não se paga. Têm que ir muito mais a fundo

Dulce Castilho

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