terça-feira, 26 de janeiro de 2010

AECs: professores prontos para lutar


A reunião para debater as injustiças e os problemas ao nível das Actividades de Enriquecimento Curricular juntou dezenas de professores/as das AEC's, activistas dos Precários Inflexíveis, do Movimento Escola Pública e do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, num debate vivo e construtivo.

Os relatos que se ouviram foram de completo caos e arbitrariedade: numa escola os professores não podem interagir com os pais acerca da evolução dos alunos, numa outra há professores a falsos recibos verdes, há escolas onde a Câmara não paga a tempo e numa outra a empresa não faz contratos ou tem atrasos sistemáticos no pagamento dos salários.

Mas há um fio condutor: o jogo do empurra que começa no Ministério da Educação, passa pelas Autarquias, favorece empresas e afecta os/as professores/as está sempre presente.

Neste plenário foi claro que é ao Governo e ao Ministério da Educação que teremos de exigir responsabilidades para que as AEC's sejam proveitosas para as crianças sem ser às custas de quem dá o seu melhor na sala de aula.

Há fortes perspectivas de realizar uma acção pública para o final do mês de Fevereiro, que dê visibilidade à situação em que se encontram estes mais de 10 mil professores, vergonhosamente tratados pelo governo como profissionais de segunda.

O próximo plenário aberto a todos/as será já na próxima segunda-feira (01/02/10), às 19h, no SPGL (Rua Fialho de Almeida) e irá decidir como nos vamos organizar: estamos todos/as convocados!

Post adaptado dos
precários inflexíveis

Sem comentários: