A notícia de que o Governo decidiu encerrar cerca de 900 escolas básicas com menos de 21 alunos até ao final do próximo ano lectivo deixa-nos sérias preocupações.
Na verdade a ministra diz existirem já acordos com as autarquias para o encerramento imediato de 400 escolas, havendo mais escolas em que é provável também esse mesmo acordo, o que poderá elevar o número a mais de 500 escolas este ano, mas não informou, no entanto, quantos quilómetros por dia terão que percorrer os alunos entre as suas casas e as novas escolas, nem quantas horas mais essas viagens irão acrescentar ao já tão sobrecarregado horário curricular dos alunos do ensino básico.
O MEP não considera que a falta de condições das escolas que se pretendem fechar justifique, por si, o encerramento. Se as escolas não têm condições devem ser-lhes garantidas, para que os alunos não se vejam prejudicados com longos percursos diários. Consideramos, no entanto, que algumas situações devidamente ponderadas, poderão aconselhar o encerramento. Terá que ser sempre o interesse dos alunos, a sua necessidade de boas condições de estudo e tempo de lazer que devem determinar a decisão.
Na verdade a ministra diz existirem já acordos com as autarquias para o encerramento imediato de 400 escolas, havendo mais escolas em que é provável também esse mesmo acordo, o que poderá elevar o número a mais de 500 escolas este ano, mas não informou, no entanto, quantos quilómetros por dia terão que percorrer os alunos entre as suas casas e as novas escolas, nem quantas horas mais essas viagens irão acrescentar ao já tão sobrecarregado horário curricular dos alunos do ensino básico.
O MEP não considera que a falta de condições das escolas que se pretendem fechar justifique, por si, o encerramento. Se as escolas não têm condições devem ser-lhes garantidas, para que os alunos não se vejam prejudicados com longos percursos diários. Consideramos, no entanto, que algumas situações devidamente ponderadas, poderão aconselhar o encerramento. Terá que ser sempre o interesse dos alunos, a sua necessidade de boas condições de estudo e tempo de lazer que devem determinar a decisão.
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