sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tantas razões...Tamanhas evidências

Publicamos mais uma série de comentários pertinentes à petição que já ultrapassou as 18.500 assinaturas (na net e em papel). São vozes de pais, de professores, de alunos, de todos/as. Porque todos/as nós vivemos a escola, no passado, presente e futuro. Não podemos ignorar.


Eu, aluno do 9.º ano do ensino básico e como deficiente visual, assino esta petição em favor de melhorar os meus estudos e os dos meus colegas, não esquecendo os professores.

Eduardo Rito


Sou professora do 3º ciclo, tenho 9 turmas e uma média de 25 alunos por turma, façam as contas ao nº total de alunos...

Maria Antónia de Carvalho

Tenho um filho numa turma de 29 alunos. É impossível aos professores atenderem a todas as dúvidas dos alunos. Como não pode ter explicações, está a ficar cada vez mais distante dos que podem. Onde está a igualdade de oportunidades?

Helena Gonçalves


Os professores não são fabricas computadorizadas porque sempre foram seres humanos! Não se educa nem forma industrialmente! Todos os dias PAGO como contribuinte para o funcionamento deste País! Exigo democracia!

Andreia Marques


Com tanto professor no desemprego, façam 2 turnos nas escolas e turmas de 15 alunos a Matemática e FQ no máximo 20 nas outras disciplinas

Maria Manuel Ceia Rodrigues


O sucesso escolar também depende da disponibilidade que o professor tem para com os mesmos. Se tiver uma turma com muitos alunos, dificilmente chegará a todos, e esclarecerá todas as dúvidas.

Iolanda Cunha


Cada aluno(a) é um mundo, formado e em formação, que merece ser tratado com respeito pelas suas características individuais e integrado socialmente, de forma harmoniosa. UM professor necessita de condições para atender às especificidades dos alunos.

Lígia Freitas


O teor prospectivo desta petição, foi algo por que pugnei durante toda a minha vida como profissional. Só um modelo de ensino-aprendizagem cada vez mais personalizado , se aproxima dos valores democráticos (justiça, liberdade, igualdade), sendo o factor mais pregnante do sucesso escolar.

Jacinto Leitão


Qual o pai ou mãe que conseguiria ensinar 22 filhos gémeos todos os dias na mesma sala? Assim acontece com cada professor! sem este factor contemplado, não é possível nem diminuir o insucesso nem aumentar o sucesso!Tenho dito!

Albino Vaz


Turmas numerosas não facilita o trabalho do professor nem a aprendizagem do aluno. Como mãe esta questão é preocupante e também porque existe tanto desemprego, a redução nº alunos por turma, seria benéfica extensivamente para todos. Quanto ao nº de alunos por professor, queremos que estes possam ter condições de trabalho que lhes permita desempenhar as suas funções com dignidade e uma redução nº de alunos será importantíssima!

Maria Isabel Mourão


Porque só assim haverá alguma possibilidade de o "material" humano com que trabalhamos ver respeitado o direito a ser tratado como tal, e não como simples números para dados estatísticos.

Maria da Conceição Nascimento


É importante reduzir o número de alunos, mas é também muito importante alterar os conteúdos das matérias e tornar as matérias mais reais para que os alunos possam estudar temas que tenham mais a ver com a nossa realidade actual.

Luisa Silva


Esta aberração no sistema de ensino é comparável à situação da prática da disciplina de Educação Física, em escolas do 2º e 3º Ciclo, sem pavilhões (existem muitas....demais!), e sem as mínimas condições para a aplicação da disciplina, tão importante para a saúde física e mental dos nossos jovens. É lastimável. E depois, estes professores, com alguma falta de senso, preocupam-se em cumprir programas, obrigando os alunos a efectuarem Testes escritos, para os avaliarem.......

Anabela Gomes


É muito importante o que na petição se exige, mas há que lembrar ainda a falta de instrumentos e de instalações e nas Escolas de Música e de Dança do Conservatório Nacional, que levam os alunos a desistirem por falta dos mesmos, desperdiçando-se assim, esforços pessoais e financeiros. Serão aproveitados pelo Estrangeiro como se tem visto. É triste! Então, reduzam-se as turmas por Professor, o nº. de alunos por turma. Exija-se dos professores uma melhor e qualificada pedagogia, maior assiduidade e exigência para impor respeito com afecto e responsabilidade.

Isabel Maria de Barros

Sem comentários: