sexta-feira, 16 de julho de 2010

Agrupamento de escolas de Avelar

(vista aérea de Avelar, distrito de Leiria)
Bom dia, colegas

Sou professora no Agrupamento de Escolas de Avelar, e venho, deste modo engrossar a vossa lista de escolas em luta contra a extinção de Agrupamentos.
O caso que testemunho, como em tantos outros, o processo foi obscuro e à margem da lei, sem qualquer respeito pelos intervenientes, pelos parceiros educativos, pela autarquia, e por aí fora...
Os Directores dos Agrupamentos de Ansião e Avelar foram chamados à DREC, onde lhes foi comunicado que estes seriam extintos e dariam lugar a um mega agrupamento com sede em Ansião (sede do Concelho).
Assim, sem mais nem menos!
O Agrupamento de Escolas de Avelar, o mais pequeno dos dois, não se conformou com esta decisão. Foi constituida uma comissão, que se encarregou de delinear um percurso de luta que está em curso e do qual não contamos desistir tão depressa.
Da redacção de um texto de protesto até à recolha de assinaturas de elementos representativos de toda a comunidade, passámos ao pedido de audiências a diversas entidades.
Neste contexto, fomos recebidos pelo Presidente da Câmara de Ansião que categoricamente NEGOU TER SIDO CONSULTADO sobre a matéria em apreço. O autarca assegurou só ter sabido da extinção após a mesma ter sido comunicada aos directores dos Agrupamentos.
Importa ainda registar que a carta educativa, datada de 20 de Dezembro de 2006, prevê a existência de três estabeecimentos com 2º, 3º ciclo e Secundário no Concelho, um destes privado e dois públicos. Certamente, nem Ministra nem Secretários de Estado alguma vez ouviram falar de tal documento, nem lhes passa pela cabeça que o mesmo sele um compromisso que cumpre honrar (por quem souber fazê-lo!).
Seguimos para o Governo Civil onde, a 6 de Julho, perante a comissão que integra professores, encarregados de educação, assistentes operacionais e funcionários administrativos, o Sr.Governador Civil NEGOU TER SIDO CONSULTADO sobre a mtéria, afirmando mesmo ter sido surpreendido com a notícia, que lhe foi transmitida em primeira mão por uma dirigente sindical, e confirmada posterormente pela comunicação social.
Segue-se, na próxima segunda-feira, uma audiência com a Srª Directora Regional de Educação do Centro.
Continuaremos a nossa luta até onde for possível. Se mais não for, que sirva para alertar todos quantos ouvem da boca do Sr Secretário de Estado que "A aplicação do princípio é feita no terreno, envolvendo as câmaras, as escolas e a comunidade educativa, não pode ser feita de outra modo. Eu próprio presidi a 18 reuniões, uma por cada distrito, com todos os presidentes de Câmara para discutir esta questão», e dizer publicamente que este senhor MENTE!
Não será tempo de acordarmos e vermos que este caminho obscuro de mentiras e vilanias não leva a lado nenhum, que só serve propósitos político-partidários, e que, mais uma vez, se está a pôr em perigo a já tão fragilizada educação?

Consulta o blogue Pelo Agrupamento de Avelar

Sem comentários: