quarta-feira, 7 de julho de 2010

Subscritores da Petição reuniram com o PSD

Representantes do Movimento Escola Pública, todos subscritores da petição pela redução do número máximo de alunos/as por turma e por docente e pela colocação de uma auxiliar em cada sala de Jardim de Infância, reuniram na manhã desta quarta-feira com o Grupo Parlamentar do PSD, na pessoa do deputado João Prata (eleito no distrito da Guarda), que é também o relator da petição na Comissão de Educação.
O deputado João Prata manifestou a sua concordância geral com a ideia, referindo-se à sua experiência prática de professor do 1º ciclo e sublinhando que é nestas idades mais novas que a medida teria mais impacto positivo. Contudo, avançou também que a posição do PSD é que esta não é uma questão central do sistema educativo, embora se pudesse dar autonomia a algumas escolas que quisessem experimentar a medida.
Os subscritores da Petição realçaram que independentemente da centralidade da questão, é uma medida que, não sendo milagrosa, será de certo um factor que contribuirá no sentido de reduzir o insucesso escolar, por permitir um ambiente de ensino-aprendizagem mais humano e eficaz.
Durante a reunião foi também referido o problema da falta de espaço nas escolas para colocar em prática esta medida. A este respeito, os subscritores da petição lembraram que não é um problema que se coloque em todas as escolas e que, no caso das escolas que não têm esse espaço, terá que haver um período de adaptação e requalificação. Também foi assim quando se aprovaram as refeições no 1º ciclo. Muitas escolas não tinham refeitório e passaram a ter alguns anos depois.
Os subscritores da petição sublinharam ainda que gastar com a Educação é um grande investimento e não um desperdício. Estamos a investir nas pessoas e num país mais capaz. Além disso, combater o insucesso escolar de frente e não estatisticamente significa poupar muito, tendo em conta os custos que acarretam as retenções.
O deputado João Prata anunciou ainda que o relatório sobre a petição será discutido na próxima semana na Comissão de Educação. Depois, seremos avisados do momento em que ela subir ao plenário da Assembleia da República.

Sem comentários: