segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Já que estamos em maré de requerimentos...

Vamos acabar com a exploração? Proposta de um professor.

Exmo. Senhor


Presidente do Conselho Executivo da

Escola …………………………………………….


Exmo. Senhor, antes de ser professor exerci três profissões: mecânico de automóveis, servente de pedreiro e jardineiro.

Na primeira, mecânico de automóveis, apesar do patrão ser uma pessoa áspera e agressiva, o salário não era uma miséria. Para além deste aspecto nunca tive de gastar “um tostão” na compra de qualquer ferramenta, fosse ela “chave de parafusos”, “chave inglesa” ou outro auxiliar qualquer. Todos os instrumentos de trabalho eram fornecidos pelo patrão, a que se juntava vestuário específico para o serviço, o vulgo “fato de macaco”, à média de um por ano.

Na segunda, servente de pedreiro, tudo o que tinha necessidade para trabalhar também me era fornecido pelo patrão: baldes para transportar o cimento misturado com a areia, pás, escadas, andaimes, etc. Aqui o patrão só não fornecia roupa, o que acarretava grande prejuízo, uma vez que a argamassa queimava calças e blusas com bastante frequência.

Na terceira, jardineiro, o patrão era uma autarquia. No entanto, e apesar da actividade ser desempenhada para o Estado, nunca aqui me faltaram com nada de essencial para o exercício do meu trabalho, a saber, tesouras, enxadas, vassouras, carrinhos de mão, etc. Assim, durante os oitos meses que prestei esta actividade nunca tive de levar qualquer ferramenta para o trabalho, o que só contribuiu para o meu bem-estar, especialmente para a saúde da minha coluna.

Assim sendo, enquanto representante do patrão no meu local de trabalho, solicito-lhe que me forneça os instrumentos de trabalho necessários ao cabal desempenho da minha profissão de professor.

Como sabe, lecciono vinte aulas por semana. Como gasto, em média, cinco folhas de papel para preparar cada aula, preciso de cem folhas / semana, ou seja, uma resma de papel por mês.

Como percebe, dada a minha idade, preparo as aulas e corrijo testes e trabalhos dos alunos com recurso a esferográfica e lápis. Nesta conformidade necessito de um apara-lápis por ano lectivo, uma borracha e um lápis por semestre e duas esferográficas (uma azul ou preta e outra vermelha) por trimestre.

Como também é do seu conhecimento, lecciono a disciplina de Matemática aos 7º, 8º e 9º anos, pelo que necessito de um exemplar de cada um dos livros adoptados pela escola, referente a cada um destes anos e os respectivos cadernos de exercícios.

Como também sabe, há uma pressão muito grande na escola no sentido de os materiais que sou obrigado a conceber (testes, fichas, planificações, etc.) serem produzidos com recurso a computador e, posteriormente, impressos e registados em suporte informático (CDs ou “pen”). Assim, solicito-lhe que me indique o dia ou os dias, bem como o horário, em que na escola poderei aceder aos citados instrumentos informáticos (computador, impressora com papel, CDs, “pen”).

Como calcula, o novo quadro económico em que o Estado se vai movimentar durante o ano de 2011, com repercussões no rendimento mensal das famílias, de que a diminuição do meu salário é um bom exemplo, obriga-me a cortar nas despesas supérfluas, à cabeça das quais se encontram, como é óbvio, a aquisição dos meus instrumentos de trabalho, obrigação da entidade patronal.

Pede Deferimento,

-----------, ____ de Janeiro de 11

O Professor,

-----------------------------------

1 comentário:

Helena disse...

Muito bom!
Que nunca nos falte a mordacidade, que é uma excelente arma!