domingo, 16 de janeiro de 2011

Mais uma garantia... da Ministra da Educação.

Publicado por Ricardo Montes, Na Sala dos Professores. (Gostámos)
Desporto Escolar vai ser "integralmente mantido", garante ministra.

Comentário: Segundo Isabel Alçada, a interpretação da proposta de despacho de organização do ano lectivo 2011/2011, relativa ao Desporto Escolar foi errónea. A interpretação correcta é a que se segue: "A redução que existe é apenas uma optimização de recursos no quadro do horário do docente." Humm... Perceberam?

Não perceberam? A Ministra explica melhor: "(...)“o horário do docente tem uma componente não lectiva” e (...) essa poderá ser “reajustada para que sejam optimizados os recursos” e para que “o trabalho dos professores seja mais rentabilizado”."

Chegaram à conclusão que fizeram uma interpretação errónea? Eu cheguei... Mas cheguei à conclusão que mais do que errónea, a minha interpretação estava a ser optimista.

Fazendo uma análise do que se tem passado no ensino, em Portugal, nos últimos anos, muitas das tarefas outrora presentes na componente lectiva dos professores, como apoios, tutorial, projectos, clubes, (nelas os professores trabalham directamente com os alunos) já há muito que o deixaram de ser, tendo passado para a recentemente inventada componente não lectiva, com prejuízo para o tempo de trabalho individual dos professores. Paradoxalmente foram atribuídos aos professores mais funções burocráticas que estão a ser  cumpridas no tempo que corresponde a esse mesmo trabalho individual. Claramente a preparação de aulas foi totalmente desvalorizada, uma vez que não só não tem visibilidade como não é quantificável.
Preparam-se para fazer isso com o Desporto Escolar, possivelmente, desprezando os muitos fins-de-semana que muitos professores de Educação Física deram, da sua vida pessoal, para a prática desportiva dos seus alunos.

1 comentário:

JorgeMonizRibeiro disse...

O pior é que na minha escola (Secundária da Lourinhã) excepto uma honrosa excepção, os sábados não servem para o desporto escolar, só os dias de semana... Que "mama"!
E em quantas mais acontecerá o mesmo?
Jorge H. Moniz Ribeiro