sábado, 14 de novembro de 2009

Jardins de Infância: onde tudo começa…


Eu sei que há muitas lutas em curso, mas não posso deixar de pedir uma atençãozinha dos sindicatos e outros grupos de luta, em relação ao que se está a passar nos jardins de infância.

Há pormenores sobre os quais não ouço falar, que deveriam estar na linha da luta pelos direitos das crianças dos jardins de infância. Por exemplo, não ouço falar/contestar/alertar para a loucura que está a acontecer por parte do Ministério da Educação de querer escolarizar os jardins de infância e agora com entrada da obrigatoriedade de frequência dos jardins de infância, receio bem que as coisas piorem e que comecem a obrigar-nos a fazer fichas e até ensinar a ler e escrever.

PEÇO POR TUDO QUE LUTEM TAMBÉM POR NÓS.

Quem foi o iluminado que deixou cair a grande conquista dos jardins de infância de haver 1 auxiliar por cada grupo de crianças... por cada sala? Eu sou do tempo em que muitas educadoras estavam sós e tinham que limpar os jardins de infância. Mas será que alguém sabe o que é trabalhar em jardim de infância? De repente, temos no país uma lei que só obriga a 1 auxiliar por cada sala, se não houver pelo menos 20 crianças em cada sala. E também temos Câmaras sensíveis, que percebem que é uma loucura e que colocam 1 auxiliar por cada sala, assumindo esse custo, como é o caso de Cantanhede, Mira, Lousã e outras mais. Mas as Câmaras, sem gente sensível, pouco se importam e lá deixam educadoras a trabalhar com 1 desgraçada, que passa o dia a correr entre uma sala e outra, mais o telefone, sem que se consiga o seu apoio real... é tipo bombeiro apaga fogos.

Outra coisa, foi deixarem entrar crianças com 2 anos (antes só entravam a partir da data em que fizeram 3 anos e com o controle de esfínteres regulado) que mesmo sem fraldas têm descuidos e depois quando há só 1 auxiliar, podem bem ver o filme... a auxiliar não faz outra coisa do que andar a correr a limpar meninos.

Depois falemos das instalações. NÃO HÁ CONDIÇÕES NA MAIORIA DOS JARDINS DE INFÂNCIA PARA LIMPAR CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA sujas de fezes... Limpa-se como se pode.
Ainda sobre as instalações dos jardins de infância, há uma lei ridícula, também feita por gente ignorante e desumana, que só obriga as Câmaras a colocar 2 sanitas por 25 crianças. Mas será possível que não haja ninguém que veja o que se passa? Será que alguém sabe a perda de tempo de trabalho nas horas de almoço ou lanche para as crianças irem ao WC? Quer dizer, nós em vez de trabalhar, temos que dar tempo para as crianças antes de almoço irem ao WC? As minhas, chegam sempre atrasadas porque recuso tal coisa, mas sei que atrasam... fazer o quê? 4 sanitas para 50 crianças?

E agora outra coisa. Agradecia que tivessem atenção a cada caso... ler tudo. Eu sou EDUCADORA DE INFÂNCIA, não professora. Foi o curso que tirei e de que me orgulho muito de desempenhar. Respeito muito cada classe de professores, mas se eu quisesse ser professora, tinha entrado no curso para o ser. Por isso, pergunto porque se está a deixar passar a redução do cargo de educadoras para professores titulares de grupo. QUE SE PASSA? Porque se está a deixar passar isto a nível burocrático? Acontece que se não se trava esta tendência, qualquer dia temos mesmo os jardins de infância, tipo escolas e isso é a maior machadada para o desenvolvimento das crianças, porque muitas colegas cairão na esparrela ingenuamente e quando se aperceberem do erro, não há volta a dar-lhe. Por favor, estejam atentos a todos os pormenores de cada carreira.

Concordo com uma classe unificada de Professores, porque TODOS somos importantes, mas não concordo com o fim da educação de infância,( COMO SE FOSSE UMA VERGONHA SÊ-LO), enquanto espaço de preparação harmoniosa para a futura vida escolar. Espaço de gradualmente entenderem a importância das regras sociais e de trabalho. VAMOS FAZER DAS NOSSAS CRIANÇAS UMAS MÁQUINAS?

Uma boa educação de Infância, poderia evitar muitos problemas futuros nas escolas. Ora acontece que, com todas estas loucuras, as educadoras não podem desempenhar correctamente o seu trabalho com todas as crianças e depois fica muita coisa que passa e que não se corrige.
Tanto Escolas como Jardins de Infância, não estão preparados em termos de espaços para as novas realidades. As EB1 deveriam ter espaços polivalentes para actividades na área das expressões, tão importantes para o seu desenvolvimento e escape de tensão.

Há técnicos de saúde, há muito, a alertar para o risco que as más posturas podem acarretar, até para o Estado, em termos de saúde futura e, no entanto, não vejo ninguém sensível ao facto das crianças trabalharem horas a fio em mesas planas em termos de grafismos e leitura. NUNCA DEVERIAM SER PLANAS AS MESAS DE TRABALHO. As mesas deviam ser ligeiramente inclinadas e com uma barra para apoiar os pés. Uma criança a trabalhar em mesa plana, cansa-se muito mais e acaba muitas vezes por assumir posturas erradas para conseguir escrever e ler. Algum dia pensaram que aqui também pode estar a causa de muitos comportamentos desadequados?
A Câmara de Coimbra, há 3 ou 4 anos atrás, ainda foi sensível a este assunto, mas como sempre não colocam técnicos com conhecimentos à frente das iniciativas e as mesas que foram concebidas, vinham com erros técnicos, ao nível da segurança, como se esqueceram da barra de apoio dos pés. Neste momento, em vez de corrigirem o erro, desistiram e acho que voltaram a colocar mesas planas nas escolas que precisavam mudar equipamentos. Só algumas, como Ardazubre, Taveiro, Cernache e talvez outras que desconheço, têm estas mesas tipo estirador.

Por favor, dividam as áreas... estudem-nas em pormenor e avancem na discussão delas com firmeza.

Por favor ajudem este país a melhorar em termos de educação no TODO... não só parcialmente. Os nossos direitos e deveres, também passam pelas condições em que trabalhamos. Isto também desprestigia as classes dos professores e muitas vezes ouvi críticas sobre os professores por só lutarem pela carreira e não perceberem que a carreira começa nos locais de trabalho.
Peço-vos por tudo... Entendam que TUDO É IMPORTANTE e que se estamos na guerra, então é agora que se lava toda a roupa suja.

Cumprimentos

Dulce Costa

Sem comentários: