sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mais vozes pela causa


A petição pela redução de alunos/as por turma e por professor/ continua a crescer e vários grupos parlamentares já se pronunciaram sobre o seu conteúdo (vê aqui a notícia).

Entretanto, segue nova leva (a terceira) de comentários e testemunhos de quem considera urgente a aplicação desta medida:

Turmas com mais de 25 alunos e mais de 4 turmas por professor é não poder olhar diferente para o que é diferente. É tornar a diferença maior.
Lília Santos

Manter as turmas com este número de alunos é negar a democratização do ensino!
Olga da Fonseca

Só quem trabalha com crianças e jovens é que compreende como é difícil fazer um ensino verdadeiramente diferenciado com o elevado número de alunos por turma. É preciso que alguém se aperceba dessa dificuldade e ponha cobro a esta cegueira ministerial, para bem do ensino!
Marília Gomes

Não é possível ensinar com prazer, com motivação e satisfação quando o mau comportamento, a falta de respeito e a balbúrdia reinam... e isto em turmas onde o factor, número exagerado de alunos, contribui de forma decisiva para a impossibilidade do controlo dos alunos por parte do professor. É urgente e obrigatória, já, a redução do número de alunos por turma. Se se pensar também em situações em que o professor tem a seu cargo 9 ou 10 turmas, então é fácil compreender as dificuldades que um profissional enfrenta para desempenhar bem a sua função
Manuel Luis Pires Clara

Não é possível individualizar o trabalho com todos os alunos que revelam dificuldades quando dentro de uma sala de aulas temos 28 alunos, com graus de interesse ou desinteresse muito diferentes. Com alunos que sistematicamente perturbam e consequentes chamadas à atenção o tempo passa a grande velocidade e ao professor resta uma enorme angústia e desmotivação. Quantas vezes me sinto deprimida quando verifico que o tempo não permite uma explicação aos alunos com mais dificuldade e interessados.
Maria Brandão da Rocha

Sou professora de Ciências Naturais e dou aulas a apenas metade de cada uma das turmas enquanto a minha colega Físico-químicas está com o outro turno. Sei muito bem que as condições de trabalho são muito melhores do que as dos restantes colegas. Consigo desenvolver inúmeras actividades práticas em muitas aulas, o que era impossível de fazer com 24, 25, 26, 27, ou 28 alunos.
Fernanda Rebelo

Actualmente tenho a minha filha mais nova, no 5º ano de escolaridade na Escola EB 2-3 Inês de Castro em Coimbra, numa turma de Ensino Articulado com o Conservatório Regional de Coimbra. É uma turma de 15 alunos. Um luxo nos dias de hoje, mas é uma turma muito calma e não existem negativas nos finais dos períodos. Se todas as turmas fossem de 15 alunos combatíamos de certeza o insucesso escolar em Portugal.
José Fidalgo

A concretização do conteúdo da Petição é uma questão de coerência entre a «doutrina» do ME e as medidas concretas de política. Mas, acima de tudo, é condição essencial para o melhoramento da qualidade do nosso ensino.
José Morais

Sou professora e tenho uma turma de 7º ano com 31 alunos!!! As restantes não têm menos de 28. Ensino individualizado? Estratégias de diferenciação pedagógica?? Falácias! Por muito que gostasse e os meus alunos o merecessem (felizmente, este ano, tenho meninos que efectivamente querem aprender...), por vezes, torna-se impraticável esclarecer uma dúvida ou apoiar os alunos individualmente.
Paula Gomes

Para que nos deixem de tratar como ratos de laboratório, para que a criatividade seja vista como pedra basilar na aprendizagem, por uma escola mais democrática , para que seja possível um real acompanhamento do aluno, para que este tenha acesso a um ensino de qualidade, assino e aconselho que se assine esta petição, como assinarei e aconselharei petições com vista para o aumento do número de psicólogos e auxiliares de educação.
Gonçalo Costa

Concordo plenamente. Este ano, tenho cerca de 165 alunos, 7 turmas e lecciono três níveis. Terrível, para eles e para mim!
Emília Alves

Acho muito bem! As turmas deveriam ter no máximo 20 alunos, para um bom funcionamento das aulas, para o bem dos alunos, tendo em conta a compreensão da matéria explicada, e para os professores terem um mínimo de controlo sobre os educandos e mesmo para uma maior facilidade na avaliação de cada um dos alunos.
Cátia Pina

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