terça-feira, 18 de maio de 2010

Tantas vozes pela escola pública


A petição promovida pelo Movimento Escola Pública pela redução do número máximo de alunos/as por turma e por professor/a já ultrapassou as 14 mil assinaturas. Durante esta terça-feira, o MEP foi recebido pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, tendo a deputada Ana Drago anunciado que o Bloco vai apresentar em breve um projecto de lei que responde positivamente ao essencial do conteúdo da petição, facto com que nos congratulamos. Aguardamos ainda uma resposta dos outros grupos parlamentares. Para já, aqui fica a mais recente leva de comentários de quem assinou a petição:

Sou Assistente Operacional e dou apoio a duas salas de Jardim de Infância, o que dificulta o meu trabalho pois acabo por dar mais apoio a nível de casa de banho e não consigo ajudar as Educadoras nas actividades de sala o que se torna prejudicial para todos, principalmente para as crianças. Em relação ao número de alunos por sala, penso que não deveriam ultrapassar os 15, pois quantos mais forem, menos apoio individualizado lhes poderá ser prestado e portanto o seu desenvolvimento será afectado. Antes das leis serem feitas, deveriam analisar bem as situações, pois as crianças de hoje, serão o futuro do nosso país amanhã, por isso a sua educação deve ser a prioridade dos nossos governantes.
Maria Cristina Carvalho

A criação de turnos nas disciplinas de Língua Estrangeira é também fundamental, para que a componente oral (com peso de 30% na nota final no ensino secundário) seja trabalhada de modo eficaz. Numa turma de 30 alunos é muito difícil.
Inês Ferraz

É inadmíssivel que se pense apenas em custos. O bem estar e ensino das nossas crianças está sempre condicionado. Já as condições existentes não são suficientes e ainda as querem por pior.
Rosa Alves

Penso que deveriam tentar rever também o facto de existirem professores a leccionar os 4 anos ou seja do 1º ao 4ºano de escolaridade dentro da mesma sala de aula eu penso que estja à vista de todos que não se pode ensinar a quatro anos de escolaridade num dia de aulas o que se ensina apenas a um.
Maria de Fátima Franca

Com turmas pequenas podemos reduzir o abandono escolar, dar apoio individual aos alunos com necessidades e que não têm possibilidades de recorrer a explicações exteriores à escola.
Maria de Fátima Carvalho

Tenho 5 turmas de Ciências, num total de 131 alunos, uma direcção de turma, dois dias mistos e as tarde todas ocupadas, além disso em casa tenho dois filhos de 4 e 7 anos que necessitam da minha presença constante, um porque é pequeno e a outra porque está no 1º ano do 1º ciclo. As manhãs que tenho livres obviamente não chegam para eu tratar de todos os assuntos e as enxaquecas são constantes. Para compensar tenho de corrigir 50 Provas de Aferição sem interrupção do trabalho e com prazos a cumprir.Já não há respeito por nós, nem como classe docente nem como seres humanos!!!!!!!!!!!!!!
Adelina Fernandes

A redução de alunos por turma e do número de turmas por professor teria, sem dúvida, um grande impacto nas aprendizagens dos alunos e no ambiente dentro da sala de aula.
Dina Marques

Como querem sucesso educativo com turmas de 28 alunos? Impossível dar atenção e diferenciar... e dizem os governantes que é preciso melhorar os reultados? Julgo que devem é querer baixá-los, ou então transitar alunos sem competências...
Rosa Machado

Penso que actualmente com a integração de crianças com necessidades educativas especiais no ensino dito normal todos os alunos e professores sofrem significativamente com o esforço extraordinário que essas crianças precisam e merecem! A integração existente apenas incrementa a mediocriedade de todo o ensino, agravada com o excesso de alunos por turma, e excesso de turmas por professor! Devemos todos lutar por um sistema de ensino de qualidade para todos, contando com o apoio e experiências do sector privado, complementando o sistema público.
Paula Fontes

Eu acho que deviam ser menos alunos por turma. Utilizando tantos professores sem colocação reduzia-se o tamanho das turmas e os professores e alunos podiam ter uma melhor convivência
Maria Clotilde Moreira

Concordo plenamente, mas para se ter estas condições ter-se-á que pensar no espaço físico adicional que é necessário, sabendo que algumas escolas estão a "rebentar pelas costuras", e falo de escolas recentíssimas que supostamente foram planeadas para satisfazer as necessidades da população actual.
Carla Nunes

Quanto tempo mais vamos andar a hipotecar o futuro, poupando agora o que sairá mais caro depois???!!! "Junta-os todos para os educares de forma mais barata no presente e gasta mais no futuro a remediar a falta de competência e cidadania.
Carlos Santos

Sem comentários: