segunda-feira, 17 de maio de 2010

São testemunhos de muita gente, eis a quarta série:

Esta terça-feira o Movimento Escola Pública inicia uma ronda de reuniões com os diferentes grupos parlamentares, a começar pelo Bloco de Esquerda (aguardamos ainda repsostas dos restantes partidos). O objectivo é discutir a petição pela redução do número máximo de alunos por turma, que tantos apoios tem recolhido. Aqui fica mais uma série deles:


Só é possivel darmos um apoio individualizado e com qualidade se tivermos turmas pequenas, que pela minha experiência de 21 anos, o ideal seria 15 crianças por turma no pré escolar.
Fátima Dias

A exemplo de outros países, em que o nº de alunos é de 16, máximo 20 por turma. Não se deve "copiar apenas as medidas de carácter economicista, de redução de despesa na educação. O verdadeiro sucesso passa , sem dúvida, pela redução do nº de alunos por turma, existência de docentes suficientes para apoiar os alunos com D.A.( e não serem "polivalentes" ou seja: não terem de interromper o seu trabalho para fazerem substituições, redução de burocracia, de projectos e mais projectos, reuniões sem fim...! Olhe - se para o fundamental!
Maria Isabel Coelho

[Sou] docente de Educação Musical a leccionar a 10 turmas - 5º e 6º anos - o que perfaz um total de quase 240 alunos. Os ultimos 4 anos têm sido caracterizados por este perfi 9 ou 10 turmas e Direcção de turma, inclusivé.
Regina Silva

Ensino com qualidade não deve ter turmas enormes, uma vez que quanto mais alunos existir por turma mais distante se fica dos alunos, dificuldade em tirar dúvidas de todos os alunos. Pense-se no assunto muito seriamente.
Jorge Rosa

Sou mãe de dois alunos com necessidades especiais e todos os anos lectivos a queixa é sempre a mesma: a sua integração na turma como a lei prevê não é possível dada a quantidade de alunos , que não seja por isso, fica aqui o meu apoio à redução das turmas e ficando assim a esperança de que os meus filhos vão ser mais apoiados como é direito deles...
Ilda Costa

Tenho apenas 10 anos de serviço, mas sinto-me como se já tivessem passado uns 25. Amo aquilo que faço, e fico triste por sentir que a educação caminha para algo que não vai ao encontro do aluno, nem do seu futuro. Limita-se apenas a números, preenchimento de papéis e outras coisas inúteis que não servem para o ALUNO. Gosto de ensinar, de estar com os meus alunos, de passar e promover conhecimentos inerentes ao bom cidadão. Promover actividades que desenvolvam outras áreas do conhecimento e contribuam para a vivência de outras experiências. É neste âmbito que eu quero trabalhar na escola. Mas agora, para quem não dá aulas e não faz mínima ideia do que é estar com 6 turmas (do 7º ao 12º ano), cada turma com o mínimo de 25 alunos, direcção de turma, dança, apoio educativo... Funções que me dão um enorme prazer, muito embora, vos garante que por mais profissional, por mais dedicação, por mais horas que passo em casa a trabalhar, enfim por muitas mais coisas, não consigo encaixar nas minhas aulas a atenção individualizada que os meus alunos merecem. Para finalizar e em tom de graça, eu ofereço o meu ordenado de um mês ao primeiro ministro, se ele conseguir dar uma semana de aulas por mim.
Laurentina Guerreiro

Se é difícil trabalhar com uma turma de 27/28 alunos, quando um ou dois têm necessidades educativas especiais pior. Imagine-se então quando são vários os alunos com NEE e sobretudo quando alguns têm problemáticas muitos específicas que exigem sistematicamente que o professor estabeleça com eles o contacto ocular!
Anabela Carreira

Eu ainda ia mais longe! No JI e 1ºciclo o limite devia ser de 15 alunos por sala! A partir do 5º então sim, 20/22 alunos por sala. É impossível trabalhar-se com qualidade e obter resultados satisfatórios com os limites actuais!
Joana Reis

Tendo em conta a minha experiência profissional, posso garantir que se tem vindo a tornar cada vez mais difícil desenvolver a prática docente, tendo em conta as limitações didáctico-pedagógicas que uma turma de 28 alunos objectivamente imprimem. Para além disso, como o tempo lectivo para as disciplinas que lecciono tem vindo, também, a diminuir, verifico que temos cada vez menos tempo útil e de qualidade para os alunos e temos cada vez mais turmas para gerir. Asseguro, assim, que o processo ensino-aprendizagem está cada vez mais difícil e penoso, tanto para os professores como para os alunos. É urgente mudar, se queremos que a escola se torne verdadeiramente um lugar de aprendizagem e de crescimento harmonioso, onde as crianças e os jovens se preparam de forma saudável para continuar o desenvolvimento da sociedade, quando forem adultos e tiverem que pôr em prática as suas responsabilidades profissionais e sociais.
Isabel de Sousa

O sucesso escolar só se consegue com turmas pequenas, não com turmas enormes. Chega de massificação para resultados estatístico e trabalhe-se para a excelência.
Mário Rui Martins

Sem comentários: