Faz mesmo falta um Plano Nacional da Leitura com a Numeracia, a ver se acertamos os Alhos e os Bugalhos e chegamos a alguma conclusão de jeito. Então fala-se (MEP) de n.º máximo em cada turma e para cada docente e responde-se (ME) a falar de n.ºs mínimos e de... n.º médio? Então fala-se (NEP) de 1 assistente por sala de JI... e nem resposta (ME) há, arrolando tudo no tal valor da turma média e dos casos (quantos? em n.º e em percentagem) que estão abaixo de um mínimo de 10? Como se mínimo de 10 fosse igual a máximos de 15, de 20, de 22..Volta Palma Fernandes e os teus exercícios matemáticos, volta Rómulo de Carvalho e o teu exemplo pedagógico, volta Bento de Jesus Caraça e outros grandes professores de Matemática. A estatística não tem de ser manipulação em jogo de surdez! Não desisto de viver numa terra em que seja possível a gente entender-se sem equívocos de diálogos desencontrados (eu á espera do comboio na paragem do autocarro...). A medida é cara? Não há dinheiro? Não se fará... mas assuma-se que é por isso, e não por estar tudo bem nas escolas portuguesas, adensando o MCIL - Mistério das Causas do Insucesso Luso - com mais estes "dados" imprecisos, ou mal explicados.Viva a literacia! Viva a Numeracia! Vivam os que procuram compreender a realidade e melhorá-la...
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