quarta-feira, 12 de maio de 2010

Segunda leva de testemunhos de uma causa que não pára de crescer


Aqui fica a segunda leva de comentários e testemunhos em apoio da petição pela redução do número de alunos/as por turma e por professor/a:

Concordo plenamente com esta petição pois assim os alunos tem mais facilidade de aprendizagem e até o professor terá mais paciência, tempo e disponibilidade para tirar duvidas e mão neles. Apesar de hoje em dia ser muito complicado ser professor, quanto menos alunos tiver a turma melhor.
Laurinda Ferreira

Já passei pela experiência de uma turma com 15 alunos, do 1º ao 4º ano, e o sucesso foi fabuloso sob diversos parâmetros!
Maria Isabel Fernandes

Eu tenho oito turmas e quatro níveis.
Ana Maria Carvalho

Aulas de Matemática com 28 alunos tornam-se pouco profícuas, pois o carácter eminentemente prático da disciplina inviabiliza o apoio directo a todos os alunos e consequente desmotivação. Na sequência disto, os pais mais atentos e com algum poder económico vêem-se na obrigação de colocar os filhos em explicações particulares.
Lina Vinhas

A redução de alunos por turma é também um dos aspectos fundamentais para uma melhoria da inclusão dos alunos com necessidades educativas especias, cuja integração nas escolas e turmas regulares tem sido altamente prejudicada pelo elevado número de alunos, nem sequer sendo respeitado, em muitas escolas, o mínimo de 20 alunos por turma actualmente legislado. O número elevado de alunos nas turmas e de alunos por professor é uma barreira clara e flagrante a um ensino de qualidade e uma educação inclusiva e diferenciada. Existem várias tentativas de fazer passar a mensagem de que o ensino não melhora quando os alunos são menos. Mas o que tenho lido é diferente, bem como não é isso que se sabe dos países que nos servem de referência, portanto seria bom haver um suporte científico para as opções actuais do ME onde as turmas podem ir aos 28 alunos, o que é um atentado à Educação em Portugal.
Jorge Nogueira

Trabalho com uma turma de 2º ano com 26 alunos, sendo 3 deles alunos do Ensino Especial. Infelizmente, nestas condições, nem sempre consigo apoiar os meus alunos como gostaria e como têm direito, é frustrante.
Cláudia Pimenta

Tenho uma filha com 15 anos, numa turma do 10º ano com 28 alunos; no final do 2º periodo só 10 alunos tinham notas para passar.
Sandra Correia

Se de facto querem usar modelos estrangeiros, nomeadamente o finlandês, para que nós professores portugueses sejamos avaliados, deveriam começar também por aí, reduzir o número de alunos por turma. É impossível dar apoio numa turma de 28 alunos. Este ano tenho turmas de 20 alunos no básico (7º) e 16 no secundário (12º), o trabalho desenvolvido e o rendimento obtido não se compara com os anos em que tenho as turmas lotadas.
Ana Paula Calvo

Só quem vive a experiência de ter que gerir uma sala de aula com 20 ou mais alunos e incluindo alunos com NEE e outros necessitando de Pedagogias Diferenciadas, percebe ao qual um docente é obrigado! Sente-se numa "Gincana" física e psicológica, muitas vezes díficil de percorrer! Eu costumo dizer que sou Malabarista!!
Sónia Lopes

Esta medida é mesmo necessária. Tenho 7 turmas, o que equivale a 189 alunos.
Rute Pinto

A minha experiência e os estudos que tenho realizado ao longo da minha carreira permitem-me afirmar de forma fundamentada que há, de facto uma correlação directa entre o nº de alunos por turma e o tão desejado e efectivo/real sucesso educativo. A aquisição de competências (sem se limitar a uma pretensão legal e discursiva e a uma mera inovação lexical) só é possível com um número muito menor de alunos por turma, de molde a que o professor possa dar uma atenção mais personalizada a cada aluno e às suas dificuldades e tornar a aprendizagem significativa.
Rosa da Silva

Todos os estudos apontam para um número máximo de 22 alunos/turma. Trabalhar com números superiores a estes é castigar professores e enganar alunos e pais,Carlos Queimado Oliveiraconcordo plenamente com esta petição. deviam ter acrescentado o ensino profissional, onde o máximo de alunos por turma devia ser 15 alunos enão 22 ou mais.
Maria Clara Dias

Cada criança é um mundo que deve ser observado, conhecido e tratado de acordo com as suas singularidades!! Como podemos respeitar tal direito com tantos meninos dentro de uma sala de aula???
Deolinda Ferreira

Sem comentários: