segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Escola Básica de Montenegro: denúncia


MANIFESTO

Exigência de melhores condições de ensino para alunos(as)/professores(as) e auxiliares de acção educativa, na Antiga Escola Básica do 1. Ciclo do Montenegro.
Fazemos apelo às Instâncias Políticas/Educativas/Sociais enfim, a quem de direito compete, criar as condições favoráveis à prática de um Ensino com Qualidade, para que assim nos aproximemos dos outros países da Europa.

Eu, Cláudia Correia na qualidade de representante de Pais e Encarregados de Educação da turma A do 1.º ano de escolaridade da (antiga) Escola Básica de 1.º Ciclo de Montenegro, venho por este meio solicitar a colaboração a todos os Pais e Encarregados de Educação das três turmas existentes na Escola, restante Comunidade Educativa e a todos(as) os cybernaustas que também se identifiquem com esta problemática, a participação neste MANIFESTO.

Este manifesto destina-se sobretudo à Informação aos Pais e Encarregados de Educação, mas também para denunciar às entidades competentes uma série de problemáticas da qual a Escola e os seus intervenientes tem vindo a ser alvo, nomeadamente:

1. Colocação atempada dos professores Titulares de Turma, Apoio Educativo, bem como a colocação dos professores das Actividades de Enriquecimento Curricular (Apoio ao Estudo, Actividade Física, Inglês e Música);

2. Informação em tempo útil e visível em painel, aos Pais e Encarregados de Educação relativamente às faltas destes mesmos professores, entre outros assuntos, tais como: a fixação das datas de venda das senhas de almoço dos alunos, etc.

3. Insuficiente número de Recursos Humanos na Escola, nomeadamente as Auxiliares de Acção Educativa;

4. A não permissão da entrada dos pais na escola, salvo algumas excepções;

5. Ausência de animador(a) sociocultural para desenvolver projectos de ocupação dos tempos livres dos alunos, nomeadamente quando ocorrem falta dos professores das AEC´s;

6. Premente falta de condições para a prática desportiva no recinto escolar, em virtude da ausência de material desportivo, bem como a prática do mesmo é inexistente quando chove, devido à ausência de um recinto coberto.

7. Urgente necessidade de uma cobertura protectora, na parte posterior do recinto escolar, de forma que os alunos possam ter acesso às salas de aula e ao espaço exterior, quanto chove.

8. Carência de material informático que esteja operacional (computador, impressora) para utilização dos alunos e professora em sala de aula.

9. Melhoria das condições de acesso ao parque de estacionamento (porta lateral da escola) nomeadamente o pavimento do mesmo, que é de terra batida.

10. A DGRHE diz ter os horários que foram pedidos pela escola “retidos” pela única razão e tão famosa chamada “contenção de custos” !! Nós, pais e educadores perguntamos onde fica a contenção de custos que não é tida em conta nas festas, frotas automóveis, jantares, comícios, prémios, viagens, estadias, etc, etc que o estado torna público aos olhos de todos os contribuintes!!!! Será que o ESTADO NÃO PODE POUPAR NESTES LUXOS, E CONTRATAR MAIS PESSOAL PARA AS NOSSAS CRIANÇAS???????

Montenegro, 8 de Outubro de 2010
A Subscritora deste Manifesto
Encarregada de Educação de uma aluna da turma A do 1.º ano
Cláudia Correia

Aos diversos subscritores, solicito e agradeço a todos aqueles que se sintam motivados por este manifesto a sua contribuição para a divulgação alargada do mesmo, assim como da tomada de posição pessoais, colectivas ou institucionais que se mostrem possíveis e que, no mesmo espírito, possam conduzir a resultados consequentes.

Envia a tua denúncia para movimentoescolapublica@gmail.com

Sem comentários: