terça-feira, 19 de outubro de 2010

Formação de professores: denúncia

Quero denunciar a situação vergonhosa dos centros de formação. Também foram mega-agrupados e já se percebeu que não vão conseguir dar resposta às necessidades de formação do pessoal docente que cada vez mais recorre a formações pagas. Mais um negociozinho lucrativo, às custas dos que se encontram reféns deste nosso sistema educativo que não tem ponta por onde se lhe pegue. Além da óbvia discriminação, (de uns terem direito a acções e outros não) há ainda a questão da qualidade dessa formação que muitas vezes não é nenhuma. Essas acções servem para Inglês ver como tudo o resto. São muitas vezes repetitivas. Não trazem nada de novo ou inovador à prática pedagógica e ainda são frequentemente agente de torturas. Como não impera ali o bom senso, são frequentemente exigidos aos professores trabalhos que ocupam demasiadas horas em nome da recente fúria avaliativa.
Por outro lado continua a haver carência de formação em várias áreas, sendo que algumas estão a ser exigidas a todos os professores, como nas TIC e em novos programas curriculares. Muitos professores estão a iniciar o seu trabalho com novos programas, sem terem tido uma formação adequada.
E como se isto não bastasse, espera frequentemente muitos meses ou anos pelo papelinho que atesta essa formação. Quanto tempo será necessário para preencher um documento com os dados do professor, da acção e da sua avaliação?

Sem comentários: