quarta-feira, 17 de março de 2010

Violência na escola: contributo para reflexão (2)

Um dos aspectos que me ocorre é a preparação ou a falta dela quando um Professor está a tirar o seu curso, formação de base.
Estive recentemente numa acção de formação sobre estes assuntos e constatei que não aprendi nada de novo. Mas tudo o que se disse lá teria sido bem vindo no início de carreira. Aprendi às minhas próprias custas.
Outro aspecto prende-se com a falta de apoio de outros profissionais, psicólogos, assistentes sociais, etc. A escola tem lutado sozinha.
Muitas das causas da violência escolar são sociais. Há que mudar mentalidades. Mas como dar ao professor o valor que tem ou deveria ter na sociedade? Isto sem incorrer no outro extremo do autoritarismo e dos abusos de autoridade?

Silvana Paulino

1 comentário:

Maria José Vitorino disse...

Concordo, Silvana, sobretudo quando referes "falta de apoio de outros profissionais, psicólogos, assistentes sociais, etc.", as tais equipas multidisciplinares de profissionais PARA ALÉM dos professores, com formação adequada a trabalhar em escolas, inicial ou contínua, tal como os professores, e que precisam também que seja reconhecida a esses profissionais, pelos docentes, estatuto de colegas de trabalho.
A escola, boa ou menos boa, é-o muito na sala de aula, e tanto também fora dela, nos espaços e nos tempos que organiza, nas relações interpessoais que cultiva ou desleixa...