quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Há escolas onde faltam professores e há professores sem escola!

Comunicado da Fenprof:

Têm sido inúmeras as queixas chegadas à FENPROF sobre os atrasos com que o Ministério da Educação (ME) está a colocar professores nas escolas e a situação de verdadeira opacidade com que decorre o processo de colocação através da designada “bolsa de recrutamento”.
De uma forma geral, as escolas continuam à espera da colocação de docentes em horários temporários. Por exemplo, o ME ainda não resolveu as situações decorrentes de baixas médicas, mesmo as que datam do início do ano escolar, sem que se conheçam justificações oficiais para estes atrasos.
Devido a este problema, crescem a preocupação e a impaciência das escolas e dos docentes. O desagrado manifestado pelas escolas é grande, pois muitos dos seus alunos continuam sem as aulas todas, o que leva, ainda, a um desperdício efectivo de recursos docentes para a ocupação dos alunos a quem faltam professores e pelas múltiplas dificuldades de funcionamento e organização que dali decorrem.
Ansiedade

Relativamente à “bolsa de recrutamento”, são também incompreensíveis os problemas que têm surgido, quer em relação a prazos, quer em relação a procedimentos que parecem afastar-se das normas legais que vigoram. A ansiedade provocada é grande e atinge as escolas, os seus órgãos e os seus profissionais, bem como os muitos milhares de candidatos a horários que, estando disponíveis, não são preenchidos com a celeridade e a transparência exigíveis.

Sobre estas questões, a FENPROF solicitou já uma reunião à Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação que foi agendada para sexta-feira (24/09) pelas 15 horas.

O Secretariado Nacional da FENPROF
22/09/2010

Sem comentários: