quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Conselho de Escolas: para quê e para quem?

Foi ontem eleito o novo presidente do Conselho de Escolas, de seu nome Manuel Esperança, só depois de uma segunda volta (lê aqui a notícia do Público). Como sabemos, este órgão foi criado pela anterior equipa do Ministério da Educação com a finalidade de legitimar as políticas do governo. Na linha do que já foi dito por Licínio Lima em entrevistas e conferências recentes, este instrumento permitiu ao Ministério propagandear frases como “as escolas estão a funcionar”, “as escolas estão empenhadas", “as escolas estão mobilizadas”, “as escolas aplicam a lei”, tentando ocultar a tensão que se vivia no interior de cada estabelecimento de ensino e desvalorizando o conjunto dos professores como interlocutores indispensáveis de qualquer política educativa.
Resta confirmar se Manuel Esperança será um porta-voz do Ministério da Educação ou se, pelo contrário, será voz das aspirações de pais, alunos e professores. Mas a julgar pelas suas primeiras declarações, em que desculpa e até apoia a actuação do anterior Presidente, muita esperança se desvanece.

1 comentário:

Filipe disse...

http://3rs-spgl.blogspot.com
http://mobilizacaoeunidadedosprofessores.blogspot.com/

TODOS À RUA NO DIA 13 SETEMBRO, SEGUNDA, ÀS 18H
Colega ajuda a divulgar esta iniciativa de professores e educadores como tu, que estão no dia-a-dia nas escolas a sentir a degradação da Escola pública, a nossa perda de direitos, precariedade crescente e muitas vezes também no desemprego! É PRECISO DIZER BASTA! TODOS À RUA NO DIA 13 DE SETEMBRO!!