quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Finalmente a Moção do encontro de Dirigentes da Escola Pública

I Encontro Nacional de Dirigentes de Escolas Públicas


A ANDE, Associação Nacional de Dirigentes Escolares, a primeira associação portuguesa desta área, criada a 1 de Junho de 2009, foi constituída para dar voz aos responsáveis locais das escolas públicas na defesa da qualidade do nosso sistema de ensino. Tem desenvolvido a sua actividade com base essencialmente no trabalho de inúmeros dirigentes escolares, um pouco por todo o país, e organiza agora o seu I Encontro Nacional de Dirigentes de Escolas Públicas.

Num momento de fortes mudanças e instabilidade na Educação, este Encontro assume especial relevo, uma vez que importa ouvir aqueles que no terreno são os responsáveis pela operacionalização das políticas públicas para o sector.

Assuntos como as compras públicas e a sua adaptação à realidade das escolas, a avaliação de desempenho do pessoal docente, as agregações de escolas e agrupamentos, em contra ciclo, aliás, com o que acontece em países que são muitas vezes apontados como exemplos nas políticas educativas, e os constrangimentos já identificados para a organização do próximo ano lectivo são, neste preciso momento, preocupações comuns às direcções de todas as escolas públicas portuguesas.

Tendo em consideração as posições assumidas pela maioria dos dirigentes escolares presentes, tornam-se públicas as seguintes posições:
 

Sem comentários: