sábado, 5 de fevereiro de 2011

Proposta interessante

ENQUANTO PAIS e EDUCADORES MERECEMOS SER ESCLARECIDOS. ENVIEM ESTE PEDIDO DE ESCLARECIMENTO. BASTA COLOCAR O ENDEREÇO QUE SE ENCONTRA AQUI EM BAIXO E CLICAR) TODOS JUNTOS SEREMOS MAIS REENVIEM

To: gme@me.gov.pt; se.adj-educacao@me.gov.pt
Ex. mas Senhoras,
Ex. mos Senhores,
Venho por este meio manifestar a minha profunda indignação face à situação que se vive em torno da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT).
Não consigo conceber que uma Ministra da Educação afirme (como o fez no programa Prós e Contras da RTP1): (i) que sabe a história da disciplina; (ii) que a existência do par pedagógico só se verifica em Portugal, (iii) que a leccionação da disciplina pode ser levada a cabo por apenas um único docente e; (iv) que o programa não vai sofrer alterações.
De facto, a única coisa que me apraz dizer das declarações da Sr.ª Ministra é que conseguiu, num curto espaço de tempo, dizer tudo aquilo que, a meu ver, seria inimaginável.
Não se pode continuar a aceitar argumentos que não são válidos, que não justificam e que apenas revelam falta de conhecimento do que se passa realmente no "terreno".
É urgente que a Sr.ª Ministra responda concretamente e de forma correcta às seguintes questões:
1. Quais os Países que têm E.V.T. e que apenas têm um docente a leccionar?
2. Quando e porque é que foi criada a disciplina de E.V.T. em Portugal?

3. Quais as razões que, aquando da criação da disciplina de E.V.T, levaram a considerar que seria fundamental que esta fosse leccionada por dois docentes?

4. Porquê só agora (passadas duas décadas) considerar que já não é relevante que exista um par pedagógico? O que é que mudou?
4.1 O número de alunos por turma? Vão passar a ser menos?

 4.2 A faixa etária dos alunos vai ser diferente e como tal têm mais facilidade em desenvolver os trabalhos de forma mais autónoma?

 4.3 Não será necessário cumprir o que está estabelecido em todos os documentos (programa, Currículo Nacional do Ensino Básico, Metas de aprendizagem) inerentes à disciplina?
5. Porquê fazer um levantamento, junto das escolas, sobre os professores que leccionam a disciplina de EVT e não apresentar esses dados?

6 Porquê continuar a afirmar que a disciplina de E.V.T. pode ser leccionada por apenas um docente quando existem pareceres/recomendações que exaltam o inverso, ou seja, que é fundamental a docência em par pedagógico para que, entre outros aspectos, se consiga cumprir tudo aquilo que está explicito nos documentos da disciplina?

 Antes de terminar esta minha exposição/reflexão/desabafo…, apenas quero reforçar a ideia (com conhecimento de causa) de que a eliminação do par pedagógico em EVT será o início do fim da disciplina, com as inúmeras consequências que daí poderão advir.

Cumprimentos,

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