domingo, 20 de fevereiro de 2011

A verdade simplesmente

António Barreto e a farsa da avaliação docente

Na impossibilidade humana de "gerir" milhares de escolas e centenas de milhares de professores, os esclarecidos especialistas construíram uma teoria "científica" e um método "objectivo" com a finalidade de medir desempenhos e apurar a qualidade dos profissionais. Daí os patéticos esquemas, gráficos e grelhas com os quais se pretende humilhar, controlar, medir, poupar recursos, ocupar os professores e tornar a vida de toda a gente num inferno.

(...)

O sistema de avaliação é a dissolução da autoridade e da hierarquia, assim como um obstáculo ao trabalho em equipa e ao diálogo entre profissionais. É um programa de desumanização da escola e da profissão Docente. Este sistema burocrático é incapaz de avaliar a qualidade das pessoas e de perceber o que os professores realmente fazem. É umacortina de fumo atrás da qual se escondem burocratas e covardes,

incapazes de criticar e elogiar cara a cara um profissional. Este sistema, copiado de outros países e recriado nas alfurjas do ministério, é mais um sinal de crise da educação.

Da educação, não dos professores, que estão a apanhar com tudo isto sem terem culpa nenhuma

1 comentário:

mariomaia disse...

Há momentos em que as palavras deixam de ser conforto ou mesmo razão, por mais razão que tenham. Tenho 54 anos sou professor há 30, reparo em cada ano que passa que a indignação tem subido de valor e de tom, mas pergunto? iremos continuar a proceder desta forma? protelando e favorecendo muitos incompetentes que vão pedindo a avaliação, que vão minando a pouca solidariedade entre colegas? onde vamos nós parar assim? que meio de luta senão parar! PARAR! é preciso PARAR! mostrar que tudo ou quase tudo está errado.