quarta-feira, 7 de maio de 2008

Duas centenas em Faro




"Aqui vão algumas fotos da concentração de professores ontem em Faro, cerca
de 2 centenas (o que não se compara com os 3 mil da manif. de dia 7 de Março
também em Faro).
Intervieram 4 representantes da Plataforma Sindical - FENPROF e FNE - que
voltaram a insistir na continuação das lutas e mobilização dos professores,
visto o essencial ainda não estar conseguido, como o fim da divisão da
Carreira Docente em 2 categorias.
No final foram lidas uma saudação do Sindicato dos Professores dos Açores e
uma carta de Mário Nogueira, apelando à continuação da luta.

João Vasconcelos"

"Em Faro estivemos apenas uns 200 professores. Pareceu-me que mais velhos do que novos, uma colega assinalou os cabelos brancos na maioria.
Não houve palavras de ordem ou desfiles. Compareceram os representantes dos vários sindicatos, houve música de acompanhamento, tipo 25 de Abril.
As intervenções foram no sentido de salientar que o memorando não foi um compromisso para parar a luta mas sim uma forma de assegurar a calma possível no 3º período e de ganhar tempo para a negociação, e para a experiência (que comprove que a avaliação não é correcta nem práctica). Salientaram ainda que, apesar de diferentes opiniões nas muitas escolas do país, em todas se aprovou a continuação da luta.
A moção proposta foi aprovada por unanimidade (e aclamação como salientou a colega no palco no momento).
Esperemos que a próxima manifestação em Faro, no dia 17 tenha mais representatividade.
P.S.- É uma pena que as moções sejam sempre tão compridas que custa a reter o seu conteúdo e se iniciem sempre pela auto-promoção dos sindicatos.

Ana Pereira"

1 comentário:

Primo de Amarante disse...

Sinto-me envergonhado como professor.

Já me tinha cheirado que isto da avaliação dos professores, por tão complicada e confusa que era, acabaria por ser um negócio. Foi assim com as iníquas acções de formação, com os almoços e prendinhas de propaganda dos manuais escolares e assim acabou por ser com a complicada e confusa avaliação dos professores. Custa 200 euros um curso de avaliação para professores administrado pelo Instituto Nacional de Administração.

Que haja esta sensibilidade à iniquidade por parte do Ministério, não estranho. O que estranha é, depois de toda uma contestação a uma avaliação iníqua e injusta, surgir professores que querem frequentar esses cursos.

Mas será que os professores não conseguem definir critérios para avaliar?!.. E precisam de um curso no fim da sua carreira?!... È uma vergonha!!!