segunda-feira, 19 de maio de 2008

Estudo valoriza turmas pequenas e heterogéneas


Ensinar crianças do 1º CEB em grupos de nível não aumenta o seu desempenho e pode prejudicar os alunos que são distribuídos pelos grupos que têm mais dificuldades de aprendizagem.

Esta foi a conclusão de um estudo feito por investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Londres e do King`s College sobre a educação primária no Reino Unido. Os alunos brilhantes têm um desempenho excelente quer estejam em grupos só com alunos brilhantes ou em grupos mistos.

O estudo concluíu que os alunos aprendem mais quando estão em turmas pequenas. Os alunos com mais dificuldades são os mais prejudicados com as turmas grandes. Os autores do estudo recomendam que as turmas tenham menos de 25 alunos.

Este importante estudo contraria quer a política do Governo de Gordon Brown quer dos Tories, na oposição. Tanto o Governo britânico como a oposição conservadora têm vindo a exigir a generalização de grupos de nível como uma estratégia para melhorar o desempenho dos alunos e os níveis educacionais. No Reino Unido, cerca de 28% das escolas primárias organizam grupos de nível na Matemática. O estudo conclui que são poucos os alunos que mudam para grupos de nível superiores. A distribuição dos alunos por grupos de nível a Matemática e a Inglês é feita de acordo com os resultados nas provas nacionais.


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Publicado por Ramiro Marques em ProfAvaliação

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