sexta-feira, 16 de maio de 2008

A paranóia dos exames


Um grupo de deputados do Parlamento Britânico divulgou um relatório que conclui que o ensino demasiado direccionado para os exames e os testes escritos deixa os alunos mal preparados para o mundo do trabalho. O relatório conclui, ainda, que uma ênfase inapropriada nos testes e nos exames impede os alunos de terem acesso a uma educação equilibrada. Ensinar para os testes e para os exames faz com que o currículo se torne demasiado estreito, impedindo os alunos de adquirirem outras competências necessárias ao mundo do trabalho. Leia o resto no Independent.

Comentário
Há muito tempo que se sabe isto. Ensinar para os exames e para os testes impede os alunos de desenvolverem competências importantes: criatividade, espírito crítico, capacidade de pesquisa, espírito de colaboração e gosto pelo trabalho em equipa. A ênfase que alguns países têm colocado nos exames nacionais tem vindo a condicionar e a limitar a escolha dos métodos de ensino. Os professores são pressionados a privilegiarem as actividades de memorização e o ensino rotineiro, em vez de acentuarem a realização de tarefas criativas e colaborativas.

Publicado em ProfAvaliação, por Ramiro Marques

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