sexta-feira, 2 de maio de 2008

De pequenino se compra o pepino


“Quase uma em cada cinco escolas do ensino básico conta já com o programa de ensino de publicidade, o Media Smart, dois meses depois de o módulo ter sido introduzido, anunciou hoje a associação de anunciantes.” Vê aqui a notícia toda

O curioso é que estes programas são patrocinados por empresas que, quase todas elas, vendem produtos para crianças e adolescentes: Nestle, kellogs, Danone, Modelo Continente. Será uma iniciativa meritória ou mais um presente envenenado?

1 comentário:

albertina pena disse...

Claramente um presente envenenado. Não estou a ver que as empresas patrocinadoras deste programa façam denúncias "gratuitas" de artigos e marcas que vivem à custa de trabalho infantil, salários baixos, trabalho escravo, deslocalização e despedimentos. Não prevejo que estas empresas incutam sentido critico e práticas anti consumistas.
Como empresas que vendem produtos para crianças estas terão todo o interesse em vender as suas marcas numa concorrência desenfreada onde tudo vale, para se parecer o melhor e o mais honesto.
Resta ter a esperança que as escolas mais uma vez resistam a imposições e negociatas entre o Ministério e empresas, à semelhança da venda desenfreada do que já foram os computadores portáteis. Resta ter a esperança que professores e professoras revelem um sentido critico e exigente quanto às necessidades capitalistas que não olham a meios para atingir fins e que sob a manta do disfarce passam a mensagem e alcançam o objectivo da venda dos seus produtos. É assim evidente que as escolas serão mais um instrumento e um meio de chegar às famílias como alvos de mais uma forma de publicidade encapotada e legitimada por um Ministério que deveria defender a escola pública com igualdade de oportunidades para todos/as ao invés de aprofundar as diferenças por entre os diversos poderes económicos.

Albertina Pena