quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Greve do próximo dia 19 de Janeiro cresce de importância com o processo de revisão do ECD

Goradas que foram as expectativas dos Professores em relação à aprovação das propostas de suspensão do actual modelo de avaliação docente, só nos resta continuar a luta.
Reveste-se de particular importância a greve do dia 19. Assim como a manifestação dos 100 mil professores foi de indignação e a dos 120 assumiu um carácter mais reivindicativo, o mesmo se vai passar com as greves uma vez que logo de seguida, Sindicatos e ME, irão estar de novo sentados à mesma mesa para um novo processo negocial de revisão do Estatuto da Carreira Docente.
Manifestamente existem grandes divergências de objectivos entre o ME e os Sindicatos. Da parte destes últimos e dos professores interessa alterar a actual estrutura da carreira docente, de forma a eliminar a sua divisão em categorias, substituir o actual modelo de avaliação e abolir as quotas que condicionam a atribuição das menções mais elevadas, revogar a espúria prova de ingresso na profissão, aprovar horários de trabalho pedagogicamente adequados, recuperar o tempo de serviço perdido por imposição legal, rever condições de aposentação, entre outros que são sobejamente conhecidos.

Sem comentários: