segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Resposta às intimidações


Acabo de receber este mail [vê aqui], alegadamente com origem na DGRHE. Tendo em conta a abundância com que os piratas informáticos inundam a minha caixa de correio, venho responder a quem quer que seja que anda a usar a identidade da DGRHE , nos seguintes termos:

1- com este mail está o remetente a dar uma imagem ainda pior da DGRHE; já bastava o atropelo constante à legalidade que vem do Ministério da educação e não era preciso esta inundação das caixas de correio , com estes mails a aconselhar a apresentação de objectivos individuais.Pretendem enxovalhar ainda mais a imagem de actuação ilegal das autoridades de educação?

2- se esta prática dos mails continuar, tenciono apresentar queixa nas entidades competentes para que se descubra , de uma vez por todas, se se trata de um sermão encomendado ou se é uma manobra de sindicatos ou grupos de pressão ligados à oposição , para desencadear nova vaga de fundo contra o governo.

3- perante a postura oficial de insistência na apresentação de objectivos individuais e perante a ameaça de sanções a quem não apresentar tais objectivos, caberá perguntar ao autor do mail , quais são essas sanções e essas penalizações, que o próprio ministério ainda não definiu , por não ser possível aplicar sanções a quem actua na legalidade.

4- seja quem for o autor do mail, sempre lhe direi que a apresentação de objectivos individuais constitui a mais descarada violação dos princípios gerais da avaliação do desempenho na administração pública. Como pode um professor comparar a sua avaliação com a avaliação de um colega nas mesmas circunstâncias , se os objectivos e critérios são diversos? Fica a cargo de cada avaliado a definição dos seus objectivos , conforme a suas especiais habilidades , conhecimentos, competâncias e relações? Ou os critérios , para haver igualdade e transparência, têm de ser os mesmos para todos?

5- tenham juízo! Quando enviam mails , arrogando-se origem na DGRHE, e sendo ainda mais papistas que Sua Santidade, além de emporcalharem ainda mais a já triste imagem do Ministério, ainda atemorizam e aterrorizam mais os pobres professores que já não sabem o que fazer com tantas ameaças e promessas , de violências contra a sua aparente incapacidade para se orientarem dentro da lei.

6- Já que se arrogam autoridade de educação, ao menos tenham a ombridade de explicar , de uma vez por todas, quais são essas sanções e essas penas que vão abater-se sobre a horda dos docentes recalcitrantes, que teimam em não apresentar os ditos objectivos. Só com a definição clara desssas penas e castigos , poderão os docentes escolher claramente entre a persistência no crime ou na infracção e o bom comportamento disciplinar , indicando os seus pessoais e provados objectivos, que sirvam de baliza a uma avaliação favorável.

7- Por que será que os docentes , em vez de aproveitarem a pressão do Ministèrio e apresentarem belos e fáceis objectivos individuais, teimam , no silêncio, assumindo apenas os objectivos gerais fixados na lei? Pura estupidez? Preguiça persistente? Vontade de contrariar o Ministério? Nada disso! Os docentes , com o siliêncio, apenas querem corrigir o atropelo à igualdade e transparência que consistiria na apresentação de privados e secretos objectivos pessoais . No fundo, os docentes querem apenas que os critérios e objectivos sejam iguais para todos , e não prentendem a proveitar a benesse que o Ministèrio lhes quer dar.

8- Não insistam , como disse, no envio destes mails , pois esta foi a primeira e última vez que respondi. Se o fenómeno se repetir, pedirei a técnico competente que analise o meu computador para que se apure , de uma vez por todas, quem é o autor do texto , que tem toda a aprarência dos textos que costumam vir da DGRHE. Mas este , não creio que tenha essa origem, porque os docentes não são crianças ou pessoas diminuidas, que possam , assim, ser ameaçadas. Os docentes são cidadões responsáveis e , senão apresentam os seus objectivos, algum motivo os move. Respeitem essa opção e não insistam.Tenham juízo!!!!

Fernanda Silva

Sem comentários: