quarta-feira, 29 de abril de 2009

Educação para a Cidadania Global


Caros membros do Movimento Escola Pública,

Com o intuito de fomentar a participação, o compromisso e a co-responsabilidade na construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário, organizações da sociedade civil e educadores e educadoras de diversos países desenvolveram um conjunto de materiais sobre Educação para a Cidadania Global.

Elaborados no contexto do Projecto de Educação para o Desenvolvimento “Conectando Mundos” - desenvolvido por quatro Organizações Não Governamentais europeias Ucodep (Itália), Intermón Oxfam (Espanha), Inizjamed (Malta) e CIDAC (Portugal) - estes documentos dirigem-se, em especial, a todos e todas quantos, no espaço da escola e da comunidade escolar, se revêm na importância da promoção da Educação para a Cidadania Global.

Assume-se que a escola é, hoje, uma instituição que tem a responsabilidade de criar e reforçar o exercício de uma cidadania responsável, não limitada por fronteiras. Espera-se desta instituição um contributo importante para afirmar o conceito de cidadania global que evidencie as interdependências que existem entre as sociedades europeias e os países do Sul e, simultaneamente, promover a consciência dos cidadãos quanto ao papel que estes podem desempenhar na construção de relações mais justas e solidárias.

Convidamos o Movimento Escola Pública a divulgar às escolas e professores e professoras com os quais se relacionam e interagem estes materiais que pretendem alimentar a reflexão comum e accionar um progressivo reconhecimento, motivação e competência dos diversos actores educativos relativamente à Educação para a Cidadania Global.

Gostaríamos, ainda, de vos convidar a juntarem a sua voz à nossa e a utilizarem o Manifesto Internacional - Educação para a Cidadania Global enquanto documento de posicionamento político que propõe linhas estratégicas de acção no quadro do sistema formal de ensino.

As versões digitais dos documentos encontram-se disponíveis no sítio do CIDAC (www.cidac.pt) e no sítio da Rede de Educadores e Educadoras por uma Cidadania Global (www.educiclo.net). Para adquirirem os documentos em suporte papel deverão contactar o CIDAC através do e-mail ed-ps@cidac.pt.
Com os melhores cumprimentos,
Patrícia Santos

O Movimento Escola Pública associa-se a esta iniciativa. Vê e divulga:

Manifesto Internacional

Documento: um convite a olhar e a transformar o mundo


Caderno 1: o mundo em que vivemos e os seus desafios

Caderno 2: o desafio da escola

Sem comentários: