domingo, 19 de abril de 2009

Políticas Educativa da Europa



Parlamento Europeu defende maior reconhecimento social dos professores


Maiores níveis de reconhecimento social dos professores e sistemas deavaliação orientados não só para os resultados quantitativos e osdesempenhos dos alunos, mas também para a avaliação do próprio sistema,tendo em conta o contexto socioeconómico específico de cada escola, são algumas das recomendações hoje feitas pelo Parlamento Europeu aos Estados-Membros no âmbito da educação. Os resultados positivos do ensinodependem, segundo o PE, do "respeito assegurado à autoridade dosprofessores".

Os professores são uma peça essencial para uma escola de qualidade e, comotal, devem ser-lhes oferecidos "níveis de reconhecimento social, estatutos eremunerações condizentes com a importância das suas funções", defende o Parlamento Europeu na resolução "Melhores escolas: Uma agenda para acooperação europeia".

Os resultados positivos do ensino dependem, segundo o documento, do"respeito assegurado à autoridade dos professores". Os professores devem ainda reflectir a diversidade da sociedade, o que se traduz, por exemplo, na necessidade de atrair mais homens para a docência.

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