segunda-feira, 27 de abril de 2009

Voltar às ruas no final de Maio


Dia 30 de Maio é dia para uma grande manifestação contra a desfiguração da escola pública.

Professores e professoras, todos/as os/as profissionais de educação, alunos/as, pais e mães, enfim tod@s os que sentem na pele que as políticas neoliberais do governo PS para a educação nos deixaram uma escola menos democrática e mais autoritária, menos escola e mais empresa, menos pública e mais privatista, devem voltar à rua.

E 30 de Maio é a hora certa, pelas mais óbvias razões.

Porque está aí o final do ano lectivo e o calendário aperta, porque se nada for feito o PS estará de mãos soltas até Outubro para alardear o discurso “moderno”. Foram “modernos” porque dividiram a carreira (injusta e incompetentemente), avaliaram professores pela 1.ª vez (uma farsa que só @s professores conhecem bem), estenderam os horários do 1.º ciclo (à custa da precarização de professores e da sobreinstitucionalização das crianças), despacharam professores que já não faziam falta (excelentes e experientes profissionais com reformas miseráveis), etc., etc.

Falar claro é ter por certo que se nada for feito até ao final do ano lectivo, o governo vai encher o peito com a obra feita e canonizar a Ministra da Educação. E é de não perder tempo que se trata, não menos e não mais.

Opinadores e activistas, com todo o respeito que merecem e com honrosas excepções, esticam cordas em diferentes direcções. É certo que uma greve dura seria o justo desfecho de lutas. É ainda mais certo que o ideal seria romper de vez com a fantochada da avaliação. Mas quem quer ser herói que lhe vista a pele. Para uma classe profissional humilhada anos a fio e que, mesmo assim, continua a querer preservar a profissionalidade, as formas de luta têm de conciliar a unidade e a força de quem tem razão.

As tergiversações da dúvida são muito interessantes quando há tempo e a hora é de passar do falar claro ao fazer claro, à rua, sem dúvidas de que esta é a melhor arma de confronto com as políticas educativas deste governo.

Sem comentários: