domingo, 26 de abril de 2009

Passeio de Bicicleta, no Dia da Terra

Três Escolas de Setúbal comemoraram o Dia da Terra de uma forma bastante original, sobre duas rodas. A Secundária D. João II e as EB 2/3 do Bocage e da Luísa Todi. Foram cerca de 400 os participantes nesta iniciativa. No grupo encontravam-se alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação.

Os grupos partiram das respectivas escolas, por volta das nove e meia da manhã, para se encontrarem no Parque do Bonfim, de onde seguiram juntos, rumo à Av. Luísa Todi. Após uma volta completa, nessa importante artéria da cidade que tem forma circular, todo o cortejo se dirigiu para a Praça do Bocage.

Nesse largo emblemático de Setúbal, junto aos Paços do Concelho, foi feita uma instalação/surpresa: durante um minuto, centenas de bicicletas foram erguidas no ar.

A actividade, sob o lema “SOS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS”, teve como objectivo sensibilizar para as questões ambientais.

O modelo de transportes dominante à escala planetária, baseado nos combustíveis fósseis, é uma das principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa e de outros poluentes com impacto muito negativo para o meio ambiente e saúde pública. Os alunos foram deste modo alertados para a importância de se começar, desde já, a mudar hábitos como o de utilizar carros e afins para percorrer pequenas distâncias, ainda para mais quando estas são feitas em zonas planas das cidades.

A bicicletas surge assim como uma alternativa que vem não só ajudar o meio ambiente como ajuda a resolver diversos outros problemas, nomeadamente, o dos engarrafamentos e da falta de lugares de estacionamento, além de beneficiar a saúde individual.

Setúbal, à semelhança de outras tantas cidades do mundo, não foi pensada para a deslocação em bicicleta. Mas reúne excelentes condições para isso, principalmente na zona da baixa, onde a cidade é bastante plana. Esta acção também serviu para pressionar as autoridades competentes para que comecem a “pensar a cidade” de forma a torna-la segura para quem deseja circular de bicicletas.

Sem comentários: