quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Agrupamento de Escolas de Ovar, novos desenvolvimentos


Voltamos a Ovar e ao funcionário não docente que fez aprovar uma moção pedindo a suspensão da avaliação no Conselho Pedagógico.

Eis a mais recente informação recebida de José Lopes:

Esmagadora maioria dos docentes do Agrupamento de Escolas de Ovar subscreveram documento aprovado em Conselho Pedagógico para enviar ao M.E. reclamando suspensão do processo de Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente.

No dia 22 de Outubro, em reuniões dos Departamentos do Agrupamento, do corpo docente que ronda as duas centenas nos vários ciclos de escolaridade, resultou, após um interessante e acalorado debate em torno do documento aprovado no Conselho Pedagógico do passado dia 15 (proposta que começou por ser apresentada por um AAE na reunião do C.P. de 8 de Outubro e cuja decisão final de enviar ao Ministério da Educação pelo Conselho Executivo do Agrupamento, viria a ser tomada no dia 15) no apoio de uma esmagadora maioria dos docentes que participaram nas reuniões, subscrevendo o documento.

O reafirmado apelo para que seja suspenso o processo de Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente também no Agrupamento de Escolas de Ovar teve assim o importante apoio directo dos docentes, que assumiram pessoalmente com o seu nome o descontentamento e a indignação sobre um processo que está a atrofiar as escolas atoladas em burocracia e em mecanismos de divisão dos profissionais de ensino que só contribuem para a degradação da Escola Pública.

A atitude assumida em consciencia pelos docentes do Agrupamento de Escolas de Ovar em resultado do debate livre nos Departamentos, foi mais um exemplo da contestação que alastra pelas escolas e agrupamentos do país em defesa de outro modelo de Avaliação do Desempenho mais justo e participado, que o Ministério da Educação tem de acabar por dar ouvidos.

É ainda intenção dos professores darem a conhecer tal apoio da classe ao documento que recomenda a suspensão da Avaliação do Desempenho, a várias entidades, incluindo os grupos parlamentares da Assembleia da República.
23/10/2008

Vê aqui o documento

Sem comentários: