segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Objectivos iguais: que tal estes?


1) Melhoria dos resultados escolares dos alunos

No presente ano lectivo tenho como primeiro objectivo não permitir que o clima que se abateu sobre o corpo docente da escola venha a afectar o meu desempenho profissional. Coloco este objectivo em primeiro lugar porque acredito que o bem-estar físico, mental e psicológico do professor é fundamental para o sucesso do seu trabalho junto de alunos adolescentes. Considero que esbracejamos num mar de condicionalismos adversos mas estou determinada a fazer o melhor para não ver descer os níveis de sucesso que, até esta data, consegui, o que é, já de si, neste momento, um objectivo bastante ambicioso.
Na data em que me é exigida a definição de objectivos, só posso afirmar que pretendo manter os níveis de sucesso que há 34 anos traço para as minhas turmas no início de cada ano lectivo, e que nunca pode ser abaixo dos 100%. Passo a explicar o que, parecendo-me bastante óbvio, no actual cinzentismo demolidor pode não ser bem compreendido.

É dado aceite que a grande maioria dos alunos (do 3º ciclo ou do secundário) chega a este patamar com um elevado défice de competências acumulado que, só por excepção, poderá ser resolvido na e pela escola. Parece-me, aqui, inoportuno reflectir sobre causas que são anteriores e exteriores à nossa escola e ao meu trabalho.

Ao aceitarmos a inscrição de um aluno num determinado nível de ensino – conscientes, embora, de que ele não reúne os pré-requisitos mínimos desejáveis – estamos a conceder-lhe o direito à progressão e a comprometer-nos com ele nesse desafio. Enquanto professora da escola é nesse momento que se estabelece o meu compromisso de garantir aos meus alunos todas as condições ao meu alcance para a progressão de ano.

Penso eu que, ao traçar – por hipótese - uma meta de 95% de sucesso para uma turma, estaria, implicitamente, a expectar que 5% dos alunos com quem vou trabalhar não fossem bem sucedidos. Os alunos que tenho perante mim, na turma, não são percentagens, são pessoas. Sabendo-se que as expectativas determinam, de certa forma, os resultados e que, os alunos-pessoas com os quais me comprometo contam comigo, como eu conto com eles, para que os resultados não nos decepcionem,

coloco a tónica da minha actividade docente no reforço da motivação, da auto-estima, e da confiança;
valorizo todo o conhecimento adquirido anteriormente;
procuro desenvolver nos meus alunos capacidades, atitudes e comportamentos de maior autonomia na regulação dos seus comportamentos escolares;
planifico todas as actividades tendo em conta “as características dos alunos, a qualidade das suas aprendizagens anteriores e as condições socioeducativas em que vivem”;
“adopto metodologias e estratégias ajustadas às características dos alunos e às competências a desenvolver”;
avalio em função da progressão das aprendizagens.

2) Redução do abandono escolar

Estarei, como sempre estive, atenta a situações que indiciem desmotivação, desinteresse e abandono escolar, não em função das metas definidas pela escola ou pelo ministério - menos ainda tendo em mente a minha avaliação - mas porque em cada aluno existe uma pessoa e um futuro. Actuarei da forma que cada situação requerer. Dessa actuação não tenciono fazer registo.3) Prestação de apoio à aprendizagem dos alunos incluindo aqueles com dificuldades de aprendizagemComo sempre fiz, e na medida do meu alcance, projecto:

Colaborar com o conselho de turma na definição e implementação de estratégias de adequação curricular para alunos com dificuldades de aprendizagem permanente;
Prestar apoio educativo a alunos fora da sala de aula, com recurso aos meios disponíveis no Clube de Línguas e/ou na Sala de Estudo;
Prestar apoio a alunos, individualmente ou em grupo, em sala de aula, tendo em atenção os princípios da pedagogia diferenciada;
Realizar as actividades que colectivamente forem definidas no âmbito de planos de recuperação, de acompanhamento ou de desenvolvimento de alunos.
Prestar apoio através do Projecto SER-online em que colaboro.

4) Participação nas estruturas de orientação educativa e dos órgãos de gestão do agrupamento ou escola não agrupada

Não se aplica

5) Relação com a comunidade

Valorizar saberes e recursos do meio para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.

6) Formação contínua adequada ao cumprimento de um plano individual de desenvolvimentoprofissional do docente

Tal como fiz em anos anteriores, procurarei manter-me informada sobre Acções de Formação facultadas na minha área geográfica e, dentro dos horários compatíveis com a minha vida profissional e familiar, frequentarei todas as que me forem acessíveis e que considere úteis, independentemente do número de créditos que possam contabilizar, porque não está em causa a minha avaliação ou a progressão na carreira, mas o meu interesse em desenvolver competências e valorização pessoal..

7) Participação e dinamização de projectos e ou actividades do plano anual de actividades e dos projectos curriculares de turma

Sempre que os objectivos da disciplina se ajustem, colaborarei nos projectos de carácter interdisciplinar aprovados em Conselho de Turma.
Farei os possíveis para que o Projecto apresentado pelo Clube de Línguas, pelo qual sou corresponsável, seja amplamente participado.

8) Cumprimento do serviço lectivo e não lectivo

Atingir um nível de 100% no cumprimento do serviço lectivo distribuído.
Disponibilizar-me, sempre que solicitado, para a realização de permutas com outro professor da turma ou com professor de disciplina que esteja habilitado para leccionar, no âmbito do meu departamento curricular.
Cumprir integralmente o tempo previsto para actividades de apoio educativo aos alunos.
Cumprir integralmente o serviço que me for distribuído no âmbito da ocupação plena do tempo escolar dos alunos.

Nota:
Por me ter sido exigida, elaborei a presente Ficha de Definição de Objectivos que não espelha, de forma alguma, todas as minhas intenções e projectos, mas visa tão-somente cumprir mais uma das formalidades impostas. Considero inútil, desgastante, burocrático, injusto e pouco sério este sistema de avaliação. Ciente da minha subordinação hierárquica, comprometo-me a cumprir as exigências superiormente emanadas que não colidam com a minha consciência. **********, 1 de Outubro de 2008
A Professora,

Sem comentários: