Avaliar e ser avaliado sempre foram dois aspectos indissociáveis da condição de professor. Os professores não rejeitam ser avaliados e consideram que o empenho, profissionalismo, dedicação pedagógica e qualidade científica que põem no seu trabalho, sempre foram alvo de avaliação e sempre se reflectiram no sucesso dos seus alunos.
Uma avaliação não pode perder de vista o objectivo principal da acção educativa – os alunos e a sua aprendizagem – e terá de ser construtiva, não burocrática e não pode avaliar, do mesmo modo, professores em início, meio e final de carreira.
O insucesso e o abandono escolar são problemas não da responsabilidade individual dos professores, mas da sociedade, do sistema educativo em que se alicerça e da escola, como um todo.
Uma avaliação não pode perder de vista o objectivo principal da acção educativa – os alunos e a sua aprendizagem – e terá de ser construtiva, não burocrática e não pode avaliar, do mesmo modo, professores em início, meio e final de carreira.
O insucesso e o abandono escolar são problemas não da responsabilidade individual dos professores, mas da sociedade, do sistema educativo em que se alicerça e da escola, como um todo.
Sem comentários:
Enviar um comentário