quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Suspender o medo, ganhar a escola pública

A senhora ministra, quando houve uma manifestação que juntou 80% da classe que tutela, falou em intimidação. A esmagadora maioria dos professores estaria a intimidar uma minoria silenciosa que seria a favor da sua forma perversa de avaliar por estar na rua a defender aquilo em que acredita.

Mas a verdadeira intimidação é outra. Está nas ameaças veladas de “processos disciplinares”, de “não progressão na carreira” ou de “impossibilidade de concorrer” a quem decida resistir a uma forma de avaliação que está a corroer a vitalidade das escolas.

Face a esta intimidação, escola após escola, os professores resistem em nome da sua dignidade e da escola pública. Hoje foi a escola que a partir de agora sinto mais como minha, a Escola Secundária José Belchior Viegas, a votar, por voto secreto, pela suspensão do processo (com 50 votos a favor, 4 votos contra e duas abstenções). Hoje tenho orgulho que aqui tenhamos voltado a derrotar o medo.

E mesmo que a política do medo se agrave, mesmo que as ameaças se tornem mais directas, estou certo que se derrotarmos o medo como até agora o fizemos ganhamos. E se ganharmos não poderemos ficar quietos. Temos toda a Escola Pública para discutir e para reconstruir. Com a mesma energia com que soubemos dizer não.

Carlos Carujo, São Brás de Alportel

Sem comentários: