sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sesimbra arrasa alterações cosméticas do modelo de avaliação


Nem de propósito! Agendado há vários dias, realizou-se ao princípio da noite desta quinta-feira uma Sessão Plenário de professores e educadores de Sesimbra, precisamente na altura em que a ministra apresentava, em conferência de imprensa, as “novidades” decididas em conselho de ministros extraordinário.

O cineteatro João Mota estava cheio como um ovo - duzentos e cinquenta professores, pertencentes às 5 escolas e agrupamento do Concelho de Sesimbra, os mesmos que viram um elemento da organização da sessão subir ao palco para apresentar uma versão resumida das “mudanças” que acabavam de ser anunciadas.

Sucederam-se uma série de intervenções. A intenção da ministra foi desmontada e arrasada logo ali.

A Moção trazida ao Plenário teve que sofrer algumas alterações, baseada nos últimos acontecimentos, tendo sido aprovada de pé, por unanimidade dos presentes, às 22h00.
Segue-se uma parte do documento:

“Os Professores e Educadores portugueses querem ser avaliados e têm o direito a ser avaliados através de um modelo de avaliação rigoroso, justo, credível e objectivo, de uma forma clara, transparente e que contribua para a melhoria das aprendizagens dos alunos, motivando os professores e promovendo a qualidade e o prestígio da Escola Pública.”

“ Rejeitar as propostas de aparente simplificação no actual modelo de avaliação, apresentadas hoje pelo Governo, e exigir a sua imediata revogação por considerar que se mantêm todos os erros de paradigma que estão na sua origem.”

Ver a Moção na íntegra aqui

Sem comentários: